Dia de etapa rainha no Paris-Nice, com a grande chegada em alto desta edição, no Col du Turini. Etapa muito rápida, aproveitando um começo mais plano, com luta feroz na presença na fuga, que tinha mais de uma dezena de ciclistas, entre os quais Gregor Muhlberger, Franck Bonnamour, Quentin Pacher, David Gaudu, Thomas de Gendt e Mads Pedersen.



Com intenção clara de marcar um ritmo elevado, INEOS Grenadiers e Arkea-Samsic foram controlando a diferença para a frente, não deixando a fuga ganhar mais de 3 minutos, sendo que esta entre com apenas 1 minuto na subida final, os derradeiros 15 quilómetros. Foi só na subida final que se viu a Jumbo-Visma a impor ritmo e, novamente, com Rohan Dennis em destaque.

A 7200 metros do fim, ainda com Muhlberger na frente, Adam Yates desferiu o primeiro ataque no pelotão, que partiu por completo o grupo, ficando apenas Primoz Roglic, Simon Yates, Daniel Martinez e Nairo Quintana com o britânico. Seguiu-se uma movimentação de Roglic, onde apenas Martinz o conseguiu seguir. A muito custo, e com o trabalho de Simon Yates, este e Quintana recolaram na frente a 2,6 quilómetros do fim.



A partir daqui o ritmo abrandou, Simon Yates era quem tentava terminar com a monotonia, fazendo vários ataques, que apenas faziam descolar Quintana. O ritmo baixo trouxe João Almeida ao grupo da frente a 500 metros do final! Roglic estava a controlar tudo e todos e, a 200 metros arrancou que nem uma bala para um sprint fantástico, triunfando no Col du Turini e reforçando a liderança. Martinez foi 2º, Yates 3º a 2 segundos, Quintana 4º a 9 segundos e João Almeida 5º a 11.

Contas feitas, Roglic tem 47 segundos de vantagem para Yates e 1 minuto para Martinez. Esta grande subida de João Almeida valeu a subida ao 10º lugar da geral e o primeiro lugar na classificação da juventude.



By admin