Segunda etapa de montanha consecutiva na Volta a Catalunha, um dia também ele muito duro e capaz de fazer diferenças. Com um início em subida, foi bem mais fácil a formação da fuga do que nos dias anteriores, um grupo de 12 ciclistas conseguiu escapar ao pelotão, destacando-se as presenças de Johannes Staune-Mittet, Georg Steinhauser, Lennard Kamna, Geoffrey Bouchard, Frank van den Broeck, Jesus Herrada e Eric Fagundez. Para trás, e logo nos primeiros quilómetros, um sprint intermédio onde Primoz Roglic reduziu em 2 segundos a diferença para Juan Ayuso. A UAE Team Emirates fez um controlo mais alargado da fuga uma vez que não existia nenhum perigo na frente.



A 66 quilómetros do fim, na ascensão de Turó del Puig, Staune-Mittet e Steinhauser atacaram, provocando uma divisão na fuga. Este duo rapidamente conseguiu quase 1 minuto de vantagem para a restante fuga e, foi preciso esperar pelos 35 quilómetros finais para ver mudanças no pelotão, com a INEOS Grenadiers a endurecer a corrida, sendo que a Soudal QuickStep também apareceu pouco depois. Com tudo isto, as diferenças começaram a diminuir, mas o duo Staune-Mittet/Steinhauser ainda começou a subida final com 1:30 de vantagem para o pelotão.

O grande grupo aproximava-se e Steinhauser decidiu partir para a missão em solitário nos últimos 8100 metros, uma missão que viria a terminar aquando do ataque de Juan Ayuso. Depois de um enorme trabalho de Marc Soler e Adam Yates, o líder da prova tentou distanciar-se da concorrência mas, sem responder diretamente, Primoz Roglic conseguiu juntar-se ao espanhol. Este duo ganhou uma vantagem sólida para o grupo perseguidor, ainda se voltaram a atacar mutuamente e, a partir daqui, a colaboração foi menor.



Ayuso e Roglic mantiveram-se na frente e foram estes dois a disputar a vitória. Numa repetição do duelo de ontem, o esloveno conseguiu a desforra e, em mais um sprint renhido, conseguiu bater Ayuso. O grupo perseguidor terminou a 3 segundos liderado por Enric Mas. Devido às bonificações conseguidas ao longo do dia, Roglic apanhou Ayuso na liderança da Volta a Catalunha e, devido às posições nas restantes etapas, é o novo líder da prova catalã.

By admin