Primeiro dia na Volta ao País Basco, um curto contra-relógio onde se fariam as primeiras diferenças na luta pela geral. A INEOS Grenadiers dominou a primeira fase do contra-relógio, com Ben Turner, Adam Yates e Geraint Thomas a terem o melhor registo provisório, isto até à chegada de Remi Cavagna.



O campeão francês da especialidade fez os 7500 metros em 10:04, um tempo que viria a ser muito difícil de bater apesar de vários ciclistas se terem aproximado, como casos de Aleksandr Vlasov, Bruno Armirail, Ion Izagirre e Jonas Vingegaard. Foi preciso esperar por Remco Evenepoel para um novo melhor tempo, e que tempo! O jovem da Quick-Step pulverizou o tempo do seu companheiro de equipa, retirando 11 segundos.

Só Primoz Roglic, último ciclista a partir, poderia ameaçar o tempo de Remco Evenepoel e foi isso mesmo que aconteceu. O campeão olímpico voou pelas estradas bascas e com 9:48, fazia 5 segundos melhor que Evenepoel para se sagrar vencedor da etapa e o primeiro líder da competição.



Olhando para os favoritos à geral final, Roglic parte com os já referidos 5 segundos de vantagem para Evenepoel, 18 para Thomas, Yates e Vlasov, 20 para Vingegaard, 21 para Martinez, 29 para Bilbao, 32 para Gaudu, 36 para Mas e 45 para Higuita. Nelson Oliveira foi 13º a 25 segundos, Ruben Guerreiro 34º a 35 segundos e André Carvalho 133º a 1:12.

By admin