Dia de prólogo na Vuelta a Espanha, um esforço que começou ao final da tarde, algo já habitual na competição espanhola. Adam Yates marcou o primeiro tempo de referência, com 8:52, tempo esse que foi batido pelo seu colega de equipa Dylan van Baarle, que fez menos 9 segundos.
Este foi um registo que permaneceu mais tempo na liderança, no entanto pouco depois chegava um foguete chamado Alex Aranburu! O basco da Astana fez uma segunda metade de grande nível, arriscou muito na descida, para no final retirar 5 segundos ao tempo de Van Baarle. Os ciclistas foram chegando e ninguém conseguiu ameaçar o registo do espanhol, com excepção de Jan Tratnik, a 2 segundos, e Tom Scully e Josef Cerny a 4 segundos.
Tudo isto para esperar pelo último ciclista na estrada, Primoz Roglic! O campeão em título e campeão olímpico da especialidade entrou a mandar na Vuelta e, com um esforço de luxo, cruzava a linha de meta com 8:32, 6 segundos melhor que Aranburu. Estava encontrado o vencedor da 1ª etapa da Vuelta e o 1º camisola vermelha. Destaque para Rui Oliveira, foi dos mais rápidos no primeiro ponto intermédio, tentando envergar a camisola da montanha, algo que sorriu a Sepp Kuss.
Ao primeiro dia, Primoz Roglic fez já diferenças importantes na classificação geral. O esloveno ganhou 8 segundos a Enric Mas, 14 a Aleksandr Vlasov, 17 a Romain Bardet, 20 a Adam Yates, 21 a Miguel Angel Lopez e Damiano Caruso, 24 a David de la Cruz, 25 a Richard Carapaz, 27 a Egan Bernal, 33 a Hugh Carthy e 39 a Mikel Landa.