Última etapa da Vuelta a Burgos, com chegada a Lagunas de Neila, uma dura subida que iria marcar as últimas diferenças na classificação geral da prova espanhola. Jetse Bol, Joe Dombrowski, Carlos Canal e Jefferson Cepeda formaram a fuga do dia, um quarteto que viu a Jumbo-Visma controlar de perto e impedir que pudessem discutir o triunfo, sendo apanhados ainda antes do início da subida final.

A UAE Team Emirates assumiu a corrida, endureceu muito o ritmo, a BORA-hansgrohe juntou-se à festa e os ataques ficaram guardados para a parte final, a mais dura de toda a subida. O ritmo da equipa árabe ia fazendo vítimas e, a 2500 metros do fim, restavam Jay Vine, Aleksandr Vlasov, Adam Yates e Primoz Roglic, seguindo-se o ataque de Yates. Ficaram apenas 3 ciclistas na frente, o entendimento não era o melhor e, com tudo isto, Vine reentrou antes do quilómetro final, mas por pouco tempo.




Yates voltou a acelerar, ninguém ficou para trás e tudo se decidiu ao sprint. Uso da sua melhor ponta final, Primoz Roglic não deu hipóteses à concorrência e triunfou em Lagunas de Neila à frente de Yates e Vlasov, confirmando o triunfo na geral da Vuelta a Burgos, sendo acompanhado no pódio pelos mesmos ciclistas.

By admin