Mais um fim-de-semana de muito ciclismo, com a preparação da Il Lombardia a continuar, desta vez com o Giro dell’Emilia. Pelotão de luxo, grande partes das estrelas do World Tour estavam presentes e esperava-se uma grande corrida. Marcel Camprubi, Matteo Montefiori, Alex Bogna, Christian Scaroni, Jacopo Mosca, Mattia Bais, Emanuele Ansoloni e Floris De Tier marcaram a fuga do dia que a mais de 70 quilómetros ficou reduzida a Scaroni e Bais.
Jumbo-Visma e UAE Team Emirates trabalhavam no pelotão e, ainda antes da chegada ao circuito final em torno de San Luca, o duo de italianos foi apanhado. Faltavam 40 quilómetros e o pelotão já estava compacto. Na primeira subida Alejandro Osorio e Quentin Pacher mexeram, Chris Harper seguiu-lhes a roda e rapidamente ficou na frente de corrida. O australiano estava muito forte e permaneceu na frente até à penúltima subida, já a menos de 10 quilómetros do fim.
Foi nessa ascensão a San Luca que o grupo dos favoritos fico reduzido, e bem reduzido! 10 unidades restavam na luta pela vitória, tudo culpa de Adam Yates que, com um grande trabalho, destruiu por completou o grupo. O britânico manteve-se na frente na descida e também iniciou última subida a San Luca no comando do grupo. Aleksandr Vlasov ainda tentou surpreender mas Yates não deu espaço a ninguém. O inevitável ataque de Tadej Pogacar aconteceu a 1100 metros do fim. Carapaz, Roglic e Mas foram os que conseguiram seguir o esloveno. Quando Pogacar abrandou, a indefinição no grupo pairou e isso permitiu a reentrada de quase todos.
Faltavam menos de 300 metros e mexia Primoz Roglic. Aceleração brutal do esloveno, ninguém conseguiu seguir o ciclista da Jumbo-Visma que abriu espaço e, no topo de San Luca, conquistou a vitória, a 3ª da carreira neste local. Um segundo depois, Pogacar fazia 2º, superando Simon Yates. Mas, vencedor do ano passado, e Woods completaram o pódio.