Dia muito importante para a classificação geral do Giro d’Itália, com o longo contra-relógio a terminar em Perugia. Alguns puros especialistas nos primeiros ciclistas a partir, com Dan Hoole a marcar o primeiro tempo de referência, com 54:16. O campeão do Mundo sub-23 Lorenzo Milesi conseguiu retirar 20 segundos a este tempo mas o italiano não esteve muito tempo no hot seat, já que Mikkel Bjerg estava para chegar. O dinamarquês fez um tempo muito bom, só que de seguida vinha … Filippo Ganna. O ciclista da INEOS Grenadiers voou pelas estradas de Perugia, parando o relógio em 52:01, quase baixando dos 52 minutos de esforço. 1:39 mais rápido que Bjerg.
Os ciclistas começavam a chegar e os tempos próximos de Ganna também. Maximilian Schachmann ficava a 47 segundos, Magnus Sheffield a 32 e Thymen Arensman 43. Neste momento, 3 ciclistas da INEOS Grenadiers no pódio virtual da etapa. Com Arensman, começavam a chegar os homens da classificação geral que já tinham perdido algum tempo e, de seguida, destaque para Antonio Tiberi, 1:04 mais lento que Ganna. Uns a chegar e os primeiros da classificação geral a partir.
Na primeira parte do contra-relógio, o vento fez-se sentir, com Tadej Pogacar a passar a 44 segundos de Ganna, ganhando apenas a 8 segundos a Geraint Thomas. Os tempos ficaram mais equilibrados no ponto de cronometragem seguinte, mesmo antes da subida final. Pogacar estava a 47 segundos, Thomas a já 1:27 e Daniel Martinez a 2:04. Faltava a parte mais difícil e tudo podia mudar.
Pogacar ligou o modo alien, voou na subida de Perugia e, para além de recuperar os 47 segundos de desvantagem que tinha para Ganna, ainda terminou com 17 segundos de vantagem! Brutalidade de contra-relógio, parando o relógio a 51:44, o único ciclista a baixar dos 52 minutos. Martinez foi o segundo melhor na subida e conseguiu recuperar tempo para todos (menos Pogacar), acabando a 1:49. Thomas cedeu muito tempo no final e ficou a 2 minutos de Pogacar. Ben O’Connor perdeu 2:07, Alexey Lutsenko 2:23, Romain Bardet 2:50 e Cian Uijdtbroeks 2:55. Na classificação geral, Pogacar deu um murro na mesa e lidera com 2:36 de vantagem para Martinez e 2:46 para Thomas.