Um pelotão já dizimado pelas quedas e pela orografia de ontem partiu em Abrantes, encurtado para 85 unidades nesta 2ª etapa da Volta a Portugal do Futuro. A tirada terminaria 165 kms depois também naquela cidade. Uma escapada de 7 elementos marcou grande parte da jornada. Oier Ibarguren, Pedro José Lopes, Abel Alvarez, Artiz Loidi, Joan Nicolau Mora, Francisco Pereira e Mario Milan foram os constituintes dessa fuga que chegou a ter quase 4 minutos de avanço e que discutiu todas as metas volantes do dia.




A equipa do líder Emanuel Duarte, a LA Alumínios assumiu as despesas da corrida e perseguiu a fuga, conseguindo anulá-la já dentro dos 10 kms finais. A chegada a Abrantes era dura, explosiva, empinada, perfeita para corredores como Rafael Lourenço, que passam bem a média montanha e que têm uma boa ponta final.

O ciclista da UD Oliveirense/InOutBuild tem sido um dos melhores sub-23 ao longo de todo o ano, numa chegada muito parecida a esta no G.P.J.N ainda festejou, perdendo em cima do risco para Vicente de Mateos. Ganhou a classificação da juventude nessa prova, foi 13º à geral e 2º na juventude no G.P. Abimota e na Volta a Portugal ficou só atrás de Emanuel Duarte e Urko Berrade na luta pela camisola branca.




Rafael Lourenço atacou ainda sem a meta à vista e segurou o ímpeto do grupo principal para vencer com 12 segundos de vantagem sobre Ander del Castano e 21 sobre o grupo liderado por Jose Martinez, onde vinha precisamente o líder Emanuel Duarte, que assim conservou de forma relativamente tranquila a sua liderança, mantém 44 segundos sobre os seus rivais mais directos: Pedro Miguel Lopes, Fábio Costa, Tiago Leal e Pablo Alonso Montes.

Foi um dia em cheio para a UD Oliveirense/InOutBuild, conservou a liderança por equipas e ainda viu Pedro Miguel Lopes passar a ser o líder da geral por pontos, na montanha o 1º ainda é Emanuel Duarte e Pedro Miguel Lopes é o melhor jovem, camisola laranja que estará no corpo de Fábio Costa. Amanhã é dia de jornada dupla, pela manhã etapa em linha e pela tarde contra-relógio em Castelo de Vide.

Foto: PODIUM/Paulo Maria

By admin