Primeira etapa em linha da Volta a Portugal com a ligação entre Torres Vedras e Setúbal, incluindo uma passagem pela Serra da Arrábida já perto do final. Com algumas metas volantes e metas de montanha pelo caminho lançaram-se à estrada Miguel Salgueiro, Willie Smit e Garikoitz Bravo. O ciclista da Euskadi venceu a primeira contagem de montanha, enquanto o português ficou com as metas volantes.
A Efapel nunca permitiu uma vantagem por aí além e entrou nos 50 kms finais com o trio já a menos de 2 minutos. Entretanto a Bingoal já tinha perdido Boris Valleé e Joel Suter, ficando assim apenas com 5 elementos, e uma queda afectou David Livramento e um ciclista da Israel Cycling Academy.
Já depois da saída de Palmela e com o aproximar da Serra da Arrábida, novas quedas aconteciam, desta vez com João Benta e Hector Carretero a irem ao chão. Ambos retomaram a corrida, sem grandes consequências, sendo que o pelotão continuou em ritmo elevado até à ascensão da Serra da Arrábida, altura em que a fuga era apanhada com Carlos Salgueiro a ser o último resistente.
Carlos Oyarzun e Hugo Nunes foram dos mais inconformados, atacaram na subida e passaram na frente no topo, no entanto os ataques no pelotão eram muitos e o grupo, com cerca de 50/60 unidades, juntava-se no começo da descida.
Já dentro dos 10 quilómetros finais, e na descida muito rápida até Setúbal, Rafael Reis assumiu a frente do pelotão, arriscou na descida, o que até surpreendeu as motos, ganhando uma vantagem importante. O camisola amarela colocou em prática a sua habilidade de contra-relogista e, com a pouca organização que existiu no pelotão, nunca mais lhe colocaram a vista em cima.
Conhecedor destas estradas, o Rafael Reis esteve incrível e, no final, celebrava a 2ª vitória consecutiva, esta com a camisola amarela vestida. A 2 segundos chegava o pelotão, com Alex Molenaar a ser 2º e Sergio Samitier. Todos os grandes candidatos à vitória final chegaram no grupo da frente. Rafael Reis reforçou a liderança da Volta a Portugal, agora com 17 segundos de vantagem para Diego Lopez.
Foto: FPC