Foi hoje, em Águeda, o pontapé de partida, da 85ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, com um curto prólogo em traçado urbano, propício a algumas surpresas. Um dia de muito calor e com o vento a aumentar de intensidade, da primeira série de corredores a ir para a estrada o melhor registo foi de Gonçalo Leaça, diante de Scott McGill e Nicolas Tivani. Essa liderança provou ser provisória na segunda sequência de ciclistas de cada equipa, primeiro Carlos Oyarzun, depois Aleksandr Grigorev bateram esse registo, com o ciclista da Efapel Cycling a baixar inclusivamente dos 7 minutos.

O russo ainda ficou algum tempo na “cadeira do poder”, até que Julius Johansen, contratação da Sabgal-Anicolor para esta temporada e um especialista em contra-relógios, voou neste traçado mesmo ao seu jeito e retirou quase 10 segundos ao tempo de Grigorev. A partir daí poucos corredores mexeram na dinâmica do pódio, Tiago Antunes imiscuiu-se no 3º posto e depois Mauricio Moreira, um antigo vencedor da Volta a Portugal, tirou o homem da Efapel Cycling desse lugar.




Os últimos partidores vieram alterar o panorama dos primeiros lugares, primeiro o especialista Tyler Stites justificou a longa viagem a Portugal para assumir o 2º lugar provisório e num final emocionante Rafael Reis recuperou os 3 segundos de atraso que tinha no ponto intermédio para vencer o duelo face ao seu colega de equipa Julius Johansen por menos de 1 segundo para somar a 6ª vitória em prólogos na Volta a Portugal, um registo impressionante. Até ao final nota para James Fouche, da Euskaltel-Euskadi, que incorporou o top 5.

By admin