Novo fim-de-semana de ciclismo em Portugal, desta vez com o Grande Prémio Abimota. A primeira etapa ligava Fátima a Vouzela, num total de 197,3 quilómetros, num percurso sempre sinuoso pelas estradas do centro de Portugal.
Uma fuga muito numerosa marcou a 1ª etapa da competição, mais de 20 corredores estavam na frente e o facto de praticamente todas as equipas estarem representadas nesse grupo fizeram com que a vantagem fosse crescendo com o passar dos quilómetros. Aproveitando a presença na frente, Joaquim Silva venceu as duas contagens de montanha para subir à liderança da respetiva classificação. Nomes como Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Samuel Caldeira, Daniel Freitas e Francisco Campos estavam na frente.
No final disputado junto à Câmara Municipal de Vouzela, a vitória decidiu-se ao sprint entre o grupo numeroso. Longe de ser um velocista, Rafael Reis conseguiu surpreender os homens rápidos presentes no grupo e, ao sprint, venceu a 1ª tirada da competição. O palmelense derrotou o argentino Tomás Contté e Daniel Freitas, dando a 2ª vitória do ano à Efapel.
Houve pequenos cortes no grupo mas nada de significativo. A 13:42 chegou o pelotão, irremediavelmente afastado da luta. Amanhã, a etapa ligada Anadia e Águeda, num dia bastante complicado, com várias subidas na sua parte final que ainda podem revirar a classificação geral.
Foto: João Fonseca