Marcava o relógio 15 horas e 20 minutos e estava na hora do começo de mais uma Volta a Portugal. O britânico William Bjergfelt, de 42 anos, abriu as hostilidades, sendo o primeiro a sair para a estrada. O primeiro tempo de referência foi para Samuel Caldeira, com o corredor da W52-FC Porto a completar os 5400 metros em 6:28.



Não foi muito tempo que o algarvio esteve no primeiro lugar pois chegava Diego Lopez, que melhorava o registo em 3 segundos. Muitos corredores faziam o seu esforço individual mas o espanhol da Kern Pharm mantinha-se em primeiro. Isto até chegar Lluis Mas! O seu compatriota fazia 6:21 e saltava para a liderança, só que não por muito tempo, pois Maurício Moreira melhorava em 710 centésimos.

Novo melhor registo para o ciclista da Efapel mas o melhor ainda estava para chegar! Rafael Reis confirmou o seu favoritismo e, com um esforço impressionante, completou o percurso em 6:10, retirando praticamente 11 segundos ao tempo do seu companheiro de equipa. Até ao final, ninguém conseguiu melhorar este registo e, desta forma, estava encontrado o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal deste ano.



No que diz respeito à luta pela geral, Gustavo Veloso foi 10º e o melhor dos favoritos. Tendo como referência o tempo do galego, António Carvalho chegou com o mesmo tempo, Joni Brandão cedeu 1 segundo, João Rodrigues 3, Alejandro Marque 4, Sergio Samitier 9, Hector Carretero 10, João Benta e Henrique Casimiro 12, Vicente Garcia de Mateos 13, Frederico Figueiredo 14 e Amaro Antunes e Joaquim Silva 17.

Foto: FPC

By admin