Lisboa acolheu a partida da 83ª edição da Volta a Portugal em bicicleta com um contra-relógio individual de 5400 metros na zona de Belém. O primeiro grande tempo de registo foi por parte de um veterano, Tiago Machado na sua última participação parou o relógio em 6:28, uma marca que no ano passado dava para top 10, uma comparação possível pois o traçado era o mesmo.

O ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista só saiu da cadeira da liderança quando chegou outro veterano, o basco Juan José Lobato, que retirou 3 segundos ao anterior líder, com Emanuel Duarte e Javier Moreno a igualar o tempo de Tiago Machado. Os trintões estavam a gostar destes 5400 metros em Lisboa e foi Joey Rosskopf a baixar a fasquia ainda mais, situando-a nos 6:22, um excelente registo do corredor da Human Powered Health.




Faltava ainda ir para a estrada o grande favorito para o dia de hoje, o vencedor do prólogo do ano passado e actual campeão nacional da especialidade, Rafael Reis. O ciclista da Glassdrive/Q8/Anicolor mostrou precisamente porque se apontava tanto favoritismo, já vinha a retirar 5 segundos na viragem e terminou com menos 11 segundos face a Joey Rosskopf. Entretanto, Aleksandr Grigorev e Max Walker conseguiram aproximar-se do pódio provisório, com o britânico a conseguir mesmo imiscuir-se em 3º.

Ainda faltava partir muito pelotão e a Glassdrive/Q8/Anicolor ficou com os 2 primeiros lugares quando chegou Mauricio Moreira, o único que à altura conseguiu baixar dos 10 segundos de atraso para Rafael Reis, com Henrique Casimiro a surpreender com um excelente prólogo, a apenas 12 segundos do campeão nacional. A Efapel Cycling foi a das poucas de fazer perigar os comandados de Ruben Pereira, muito por causa do desempenho de Tiago Antunes, que tirou o 4º posto ao seu colega Henrique Casimiro.

Até ao final nota muito importante para o lugar no pódio do jovem britânico Oliver Rees, que assim tirou o 3º posto a Joey Rosskopf. As contas finais deram 1º e 2º para 2 ciclistas da Glassdrive, Rafael Reis e Maurício Moreira, respectivamente. Rees foi 3º (líder da juventude), diante do veterano Joey Rosskopf, do duo da Efapel Tiago Antunes e Henrique Casimiro e do seu colega Max Walker.

Foto: FPCiclismo

 

Results powered by FirstCycling.com

By admin