A UCI anunciou, durante esta tarde, a suspensão provisória de Antwan Tolhoek. Poucos dias depois de ter feito a estreia pela Sabgal/Anicolor na Prova de Abertura-Região de Aveiro, o ciclista neerlandês recebe uma notícia bastante negativa. Segundo a União Ciclista Internacional, este é um resultado analítico adverso num controlo anti-doping realizado fora de competição, a 27 de novembro de 2023, ainda antes de ter sido anunciado como reforço da equipa portuguesa.
De acordo com o comunicado emitido, foram encontrados vestígios de esteróides androgénicos anabolizantes durante a realização do teste levado a cabo por ITA (Agência Internacional de Testes). Ora, estes esteróides estão na lista proibida da Agência Mundial Anti-Dopagem (WADA). Desta forma, Tolhoek, que iria correr a Figueira Champions, encontra-se provisoriamente suspenso pela UCI. O mais provável é Tolhoek recorrer desta decisão, já que tem direito a solicitar a amostra B.
De realçar que um resultado analítico adverso não é condição necessária para levar a uma violação das regras antidoping, uma vez que o atleta em causa pode ter isenção de uso terapêutico, as denominadas TUE. Uma história que ainda terá muitos capítulos pela frente mas para já é certo que o ciclista não irá continuar na Sabgal/Anicolor.
ATUALIZAÇÃO (19h15):
Num comunicado publicado há instantes, a Sabgal/Anicolor “tomou a decisão de rescindir imediatamente o seu contrato e cancelar todas as funcões do atleta neerlandês dentro do clube, a partir deste momento.” Nessa mesma comunicação, a equipa revelou que a inscrição do atleta na UCI foi feita sem o clube ter conhecimento da situação.
UCI statement concerning Antwan Tolhoek – https://t.co/Tveg7q47Jq pic.twitter.com/k9c4LnZwHb
— UCI_media (@UCI_media) February 7, 2024