Dia para a primeira batalha entre os favoritos da Vuelta a Espanha, numa tradicional chegada da Vuelta a Burgos. Com 15 quilómetros de etapas, a fuga formou-se, sendo constituída por Tobias Bayer, Lilian Calmejane, Kenny Elissonde, Rein Taaramae, Jetse Bol, Julen Amezqueta, Antonio Soto e Joe Dombrowski.
Só a Jumbo-Visma trabalhava no pelotão, pelo que a fuga ia ganhando minutos atrás de minutos, entrando nos derradeiros 50 quilómetros de etapa, com praticamente 9 minutos de avanço. Aos poucos e com o aproximar da subida final, a diferença foi caindo uma vez que muitas equipas chegavam-se à frente e, indiretamente, impunham um ritmo mais alto.
Picon Blanco iniciou-se com Lilian Calmejane na frente, o francês tinha atacado um pouco antes e seguia com 20 segundos de vantagem para o restante da fuga e 4 minutos para o pelotão. A aventura do francês da AG2R Citroen não durou muito, foi alcançado ainda no primeiro quilómetro de subida por Amezqueta, Taarame, Elissonde e Dombrowski.
As rampas mais duras surgiam e o grupo partia-se, com os principais trepadores a ficarem na frente. Depois de duas tentativas, Rein Taaramae conseguiu quebrar a resistência dos seus companheiros de fuga, partindo em solitário para os derradeiros 2700 metros. O ciclista estónio estava muito forte e até ao final ninguém se conseguiu aproximar deste que, 10 anos, depois voltava a vencer na Vuelta! A 21 segundos chegava Dombrowski e a 36 Elissonde.
No pelotão, foi a Bahrain-Victorious a impor um ritmo muito forte, seguindo-se a UAE Team Emirates, que preparou um ataque de David de la Cruz. Este ataque espevitou o grande, Com Adam Yates a fazer um primeiro teste. Ainda surgiram mais alguns ataques, no entanto o vento frontal impediu mais mexidas. Alejandro Valverde pegou no grupo no quilómetro final, aumentou o ritmo que proporcionou um ataque de Enric Mas que, terminava em 3 segundos à frente de Lopez, Roglic, Yates, Landa, Ciccone e Bernal. Carthy perdeu 21 segundos para este grupo, Vlasov e Bardet 29 segundos e Carapaz 1 minuto.
Estas diferenças fazem com que Rein Taarame seja o novo líder da Vuelta! Prémio importante para a Intermarché Wanty que, depois de um bom Giro, começa a prova espanhola da melhor maneira.