O período pré-Tour de France é sinónimo de maratona de Campeonatos Nacionais um pouco por todo o globo. De hoje até domingo, dezenas de títulos serão entregues, sendo que estes primeiros dias serão destinados às provas de contra-relógio. Os destaques de hoje vão para as provas em Itália e nos Países Baixos.
San Giovanni al Natisone acolheu a prova de contra-relógio em Itália, num esforço de 35,6 quilómetros e, ao contrário do ano passado, o favoritismo de Filippo Ganna confirmou-se. O atual campeão do Mundo da especialidade completou o percurso em 40:29, menos 37 segundos que Mattia Cattaneo e menos 50 segundos que Edoardo Affini.
O vencedor do ano passado, Matteo Sobrero, quedou-se pelo 4º lugar a 56 segundos de Ganna. Este é o 3º título nacional conseguido pelo ciclista da INEOS Grenadiers, depois de 2019 e 2020. Na vertente feminina, Elisa Longo Borghini revalidou o seu título, o 3º consecutivo e o 6º da sua carreira.
Nos Países Baixos, em Emmen, Tom Dumoulin partia com a missão de defender o título nacional conquistado o ano passado, no entanto o objetivo não foi conseguido. Aos 35 anos, Bauke Mollema conseguiu amealhar um título inédito na carreira, completando os 29,6 quilómetros em 33:03. Por incrível que pareça, esta foi a primeira vez que Mollema participou na prova de contra-relógio dos Nacionais.
O neerlandês da Trek-Segafredo superou o antigo campeão do Mundo por 31 segundos e o seu companheiro de equipa Dan Hoole por 33 segundos. No lado feminina, a campeão do Mundo Ellen van Dijk confirmou o favoritismo, conquistando o 5º título nacional da carreira.
No Báltico, também foram realizadas as provas de contra-relógio e, de Norte para Sul no mapa, Rein Taaramae bateu, nas centésimas de segundo, Tanel Kangert para revalidar o título na Estónia, Toms Skuijns também revalidou o título na Letónia e Aivaras Mikutis superou o experiente Evaldas Siskevicius na Lituânia.
Por fim, Erik Fetter manteve a coroa de melhor especialista no esforço individual na Hungria, tal como Maciej Bodnar na Polónia, com o veterano de 37 anos a conseguir o 8º título nacional. Um novo campeão foi coroado no Cazaquistão, com Yuriy Natarov a sagrar-se vencedor.