Depois das provas de contra-relógio, os Campeonatos Nacionais viraram as suas atenções para as provas de fundo, com o sábado a ser principalmente destacado para as provas dos escalões de formação e elites femininas. No entanto, em algumas países houve exceções, com os primeiros títulos de elites masculinos a serem entregues. Um dos casos foi Itália, um duro circuito em torno de Comano Terme com 226 quilómetros e mais de 4200 metros de desnível acumulado positivo.
Com uma subida complicada no circuito final, a corrida foi bastante seletiva, Lorenzo Rota foi um dos ciclistas mais inconformados no entanto o vencedor da camisola tricolor acabou por se decidir ao sprint, num grupo onde a UAE Team Emirates tinha 2 elementos (Davide Formolo e Matteo Trentin). Apesar de tudo, a equipa árabe não conseguiu fazer valer a superioridade numérica e viu Simone Velasco conquistar a vitória mais importante da carreira. O transalpino da Astana bateu Rota e Kristan Sbaragli.
Ainda no que diz respeito às provas de fundo de elites masculinos, Itamar Einhorn revalidou o título em Israel, num pódio totalmente completo com ciclistas da Israel-Premier Tech. Na Áustria e na Turquia foi tempo para as provas de contra-relógio, com Patrick Gamper e Ahmet Orken a conquistar o título nacional nos respetivos países.
No lado feminino disputaram-se as provas de estrada em praticamente todas as grandes nações. Logo pela manhã, Mavi Garcia conquistou o 5º título da carreira, o 4º consecutivo, em Espanha, superando Sara Martin e Mireia Benito. Pela tarde, o destaque vai para os Países Baixos, onde, a correr em casa, a Team SD Worx deu mais uma lição às suas rivais. Demi Vollering conquistou um dos títulos que lhe faltava no palmarés, com Lorena Wiebes a dar a dobradinha à equipa. A campeoníssima Marianne Vos completou o pódio.
Já pela França, a FDJ-Suez foi a grande derrotada, não conseguindo fazer valer a sua superioridade numérica. Com 4 atletas no top-6, incluindo Marie Le Net e Jade Wiel no pódio, o triunfo sorriu a Victoire Berteau da Cofidis, num final no icónico Monte Cassel. Mais pelo final da tarde, disputou-se o título na Alemanha, com os resultados a serem adicionados assim que possível.