O período pré-Tour de France é sinónimo de maratona de Campeonatos Nacionais um pouco por todo o globo. Desde segunda-feira até domingo, dezenas de títulos serão entregues, sendo que estes primeiros dias serão destinados às provas de contra-relógio. Ontem disputaram-se alguns contra-relógios em nações mais periféricas, com Grã-Bretanha e Países Baixos a serem os principais destaques de hoje.
Catterick foi o local escolhido para a disputada da prova de contra-relógio na Grã-Bretanha. Um percurso de 30 quilómetros onde o favoritismo imperou. Joshua Tarling era o principal candidato ao título e, pelo segundo ano consecutivo, conquistou o título nacional da especialidade. O campeão europeu de contra-relógio deixou Max Walker, o rival mais direto, a 1:14 e Ethan Vernon a 1:24. De notar a participação de Oliver Rees, da Sabgal/Anicolor, que terminou em 14º a 4:38. Entre as senhoras, Anna Henderson foi a grande vencedora, conquistando o 2º título da carreira.
Os Países Baixos eram a outra nação importante do velho Continente onde decorreram as provas de contra-relógio. Num título nacional muito mais disputado, os 4 primeiros lugares ficaram separados por apenas 6 segundos. O triunfo ficou para o gigante Daan Hoole, superando Mick Van Dijke por apenas 1 segundo. Sjoerd Bax fechou o pódio a 5 segundos, menos um que o 4° classificado Marien Bogerd. Riejanne Markus revalidou o título entre as senhoras, com Demi Vollering a ser apenas 3ª, algo que pode ser explicado por ainda ontem ter estado a correr a duríssima Volta a Suíça, prova que venceu.
Ainda pela Europa, Barnabas Peak surpreendeu o “World Tour” Attila Valter e venceu o título nacional na Hungria. Dmitriy Gruzdev conquistou o 4º título no Cazaquistão, prova onde a Astana Qazaqstan conseguiu os 5 primeiros classificados. Do dia de ontem, Rein Taaramae conquistou o 8º título na Estónia e o jovem Jakob Söderqvist venceu, pela primeira vez, na Suécia derrotando o experiente Tobias Ludvigsson. No fim-de-semana passado correram-se as provas na Eritreia e a Lidl-Trek saiu a sorrir, com Amanuel Ghebreigzabhier a vencer o título de contra-relógio e Natnael Tesfatsion o título de fundo.