Barrigada de ciclismo por este Mundo fora com um grande domingo de ciclismo! Várias dezenas de campeões nacionais foram coroados, com algumas surpresas a acontecerem, dando a conhecer nomes mais anónimos para a maioria dos adeptos da modalidade.
Na Bélgica, mais concretamente, em Zottegem, aconteceu uma das provas mais aguardadas deste dia. Apesar de alguma dureza, era previsível uma chegada ao sprint e um duelo entre Tim Merlier e Jasper Philipsen. Não foi nenhum destes nomes a vencer mas sim Arnaud de Lie, talvez com o melhor sprint da carreira. O jovem belga da Lotto-Dsnty superou Philipsen e Jordi Meeus. Wout van Aert foi 5º e Merlier apenas 6º. Lotte Kopecky revalidou o título nas elites femininas.
Outra prova bastante aberta era a competição em França. Num duro circuito em torno de Saint-Martin-de-Landelles, foram os ataques de longe a ter o seu sucesso. A Decathlon AG2R fez uma corrida perfeita e o jovem Paul Lapeira conquistou o tricolor a correr em casa, na “sua” Normandia. Julien Bernard e Thomas Gachignard completeram o pódio. Juliette Labous venceu, ontem, a prova feminina. Em Itália, numa corrida também atacada, a EF Education viu Alberto Bettiol conquistar o título nacional. Seu apanágio, o irreverente ciclista chegou isolado à meta em Sesto Fiorentino, com 17 seugndos de vantagem para Lorenzo Rota e Edoardo Zambanini. Elisa Longo Borghini revalidou o título feminino.
Em Espanha, num circuito bastante duro em torno de San Lorenzo del Escorial, a Movistar fez valer a superioridade dos números e manteve o título nacional. Alex Aranburu atacou de longe e pedalou para a vitória com Oier Lazkano a ser 2º, ele que controlou todos os ataques que vinham dos grupo perseguidor. O experiente Jesus Herrada completou o pódio. Ontem, Usoa Ostolaza venceu o título feminino. Na Alemanha, o jovem talento Marco Brenner deu um importante título à Tudor Pro Cycling e, nos Países Baixos, Dylan Groenewegen venceu, com um grande sprint perante Olav Kooij e Ramon Sinkeldam.
Ainda na Europa, e olhando para ciclistas do World Tour, o jovem Alexander Hajek venceu na Áustria, Ethan Hayter triunfou na Grã-Bretanha, Attila Valter na Hungria, Darren Rafferty na República da Irlanda, Dmitriy Gruzdev no Cazaquistão, Kevin Geniets no Luxemburgo, Domen Novak na Eslovénia e Mauro Schmid na Suíça. Nos restantes países,Rasmus Søjberg Pedersen derrotou Kasper Asgreen na Dinamarca, Viktor Potocki venceu na Croácia, Markus Hoelgaard na Noruega, Norbert Banaszek na Polónia, Cristian Raileanu na Roménia, Tomas Pridal na República Checa e Lukas Kubis na Eslováquia. Fora da Europa, Michael Woods venceu no Canadá.