Segundo dia de Volta à Bélgica, com um contrarrelógio individual, completamente plano, de 11.2 quilómetros. Remco Evenepoel foi o último a partir, visto que detinha a camisola de líder. Uma ausência importante, devido a abandono, foi a de Victor Campenaerts, que ontem apresentara problemas físicos no final da etapa.
O primeiro tempo referência foi o de Thibault Guernalec, corredor da Arkéa-Samsic, que fez o trajeto em 12m21s. Lasse Norman Hansen viria a igualar o tempo, mas foi 40 centésimos de segundo mais lento que o francês. Frederik Frison baixou o tempo para 12m19s. Depois apareceu o jovem Rune Herregodts, da Sport Vlaanderen-Baloise, que melhorava o tempo de Frison em 4 décimos de segundo, e passava para a “cadeira quente”. O jovem belga de 22 anos ficou com o melhor tempo até à fase final da prova.
A expectativa para ver quem teria o melhor tempo era grande. Depois da vitória na etapa de ontem, a equipa pro continental belga tinha aqui nova oportunidade de triunfar. Mas ainda faltava o top 20 partir, incluindo o ex-campeão europeu de contrarrelógio Remco Evenepoel.
A Jumbo-Visma tem estado bem, nesta temporada, neste tipo de especialidade. O jovem de 19 anos, Fisher Black, era o exemplo disso mesmo, melhorava o tempo em um segundo, mas ficava pouco tempo no lugar em que todos querem estar, pois Yves Lampaert acelerou até à meta e colocou um tempo forte no final, baixando 16 segundos.
A luta acabou por ser entre os dois homens da Deceuninck-Quick Step. Remco Evenepoel perdia 1s para o tempo de Lampaert no ponto intermédio. No entanto, na parte final recuperou e bateu o tempo do colega, fazendo o percurso em 12 minutos, a uma média de 56 km/h. Lampaert foi segundo a 2s, e Fisher Black terminou na terceira posição a 18s.
Na classificação geral, Remco permanece na liderança, com uma vantagem mais alargada para o segundo classificado, que agora é o seu companheiro Lampaert, a 45s. Gianni Marchand está no terceiro posto a 53s. Ficam a faltar 3 etapas, com a etapa 4 a ser a mais complicada e decisiva para as contas finais da geral. No entanto, a Deceuninck e Evenepoel estão bem encaminhados para revalidar o título de vencedor.