Jornada muito importante para a classificação geral da Volta ao Algarve, dia de contra-relógio individual que invariavelmente faz muitas diferenças entre os principais ciclistas. Os especialistas iam para a estrada só mais tarde, a liderança esteve durante muito tempo a cargo de Arthur Kluckers, ciclista da Tudor, até que chegou o mexicano Isaac del Toro em modo demolidor a mostrar que não sabe só subir montanhas, parou o relógio em 27:46.

Mais de 47 km/h de média no traçado em Albufeira e Magnus Sheffield até superou os 48 km/h de média para tirar a liderança ao ciclista da UAE Team Emirates com 27:25, um tempo que claramente era muito complicado de bater. O norte-americano sobreviveu no primeiro posto face a grandes nomes desta especialidade, Filippo Ganna foi constantemente de mais para menos e ficou não só a mais de meio minuto, como também atrás de Isaac del Toro e Mattia Cattaneo, já Stefan Kung deu uma imagem melhor, 2º provisório a 12 segundos de Sheffield.




Wout van Aert mostrou que não preparou minimamente o contra-relógio e não obstante ter dado tudo ficou fora do top 10 final. A partir daí o foco centrava-se na luta pela camisola amarela e Remco Evenepoel foi ficando progressivamente mais “amarelo” com o passar dos pontos intermédios, daqueles que mais perto estavam dele na geral apenas Martinez se mantinha mais ou menos em contacto, 12 segundos no primeiro parcial, que se estendeu para 41 segundos no segundo registo.

O actual campeão do Mundo da especialidade fez 27:09, menos 16 segundos do que Magnus Sheffield e foi essa a margem de vitória do belga já que Daniel Martinez, apesar da boa defesa que realizou, finalizou em 8º, a 51 segundos de Evenepoel. Desta forma, houve uma pequena revolução na classificação geral, Remco Evenepoel vai para a etapa do Malhão com 48 segundos de vantagem para Dani Martinez e 1:12 para Tratnik, com a Visma a ter neste momento o esloveno em 3º e Wout van Aert em 4º. O melhor português na etapa foi António Morgado com o 15º tempo e graças a isso ascendeu ao 9º lugar da geral, o melhor elemento de uma equipa portuguesa foi Rafael Reis em 59º e na geral é Hélder Gonçalves em 31º.

By admin