2ª edição da Figueira Champions Classic novamente com um percurso e um pelotão bem interessante e com Remco Evenepoel como o grande cabeça de cartaz este ano. A corrida foi encurtada dos originais 220 kms para cerca de 190 kms, uma distância semelhante à de 2023 devido ao mau tempo que se fazia sentir. As equipas portuguesas quiseram aproveitar a oportunidade e ser protagonistas desde cedo, até porque estavam em jogo alguns prémios monetários bem interessantes nos primeiros sprints intermédios.
José Felix Parra, Ibai Azurmendi, André Carvalho, Afonso Eulálio, Luís Fernandes, Hugo Nunes e Bruno Silva compuseram a fuga do dia, o que atestava bem a força da mesma, com alguns bons nomes do pelotão nacional. Este grupo chegou a ter 4 minutos de avanço, só que o trabalho da Soudal-Quick Step terminou com toda e qualquer esperança destes ciclistas e logo na primeira passagem pelas dificuldades do circuito alcançou os escapados.
A formação belga controlou sempre o grupo principal, na primeira volta reduziu-o a cerca de metade e na segunda passagem pelo Parque Florestal aumentou ainda mais o ritmo com James Knox, com o ataque de Remco Evenepoel a surgir nas últimas rampas. O campeão nacional belga ganhou uma vantagem importante, ninguém o conseguiu acompanhar no imediato, quando Isaac del Toro tentou já era tarde demais. No grupo perseguidor não havia grande coordenação, só se organizou uma perseguição mais a sério quando se juntaram mais unidades, mas na penúltima passagem pela meta Evenepoel já tinha 1 minuto para del Toro e 1:20 para o grupo principal.
Na última passagem pelo Parque Florestal, a subida mais dura do circuito, a UAE Team Emirates tentou reagir, com António Morgado à cabeça, no entanto apenas conseguiu reduzir o número de ciclistas no grupo, onde eram presença forte a par da Movistar. Mesmo antes da subida de Enforca Cães mais elementos juntaram-se a esse grupo principal, o que veio baralhar muito as contas na luta pelo pódio, enquanto Evenepoel mantinha cerca de 1 minuto de avanço sem arriscar quase nada nas descidas.
Evenepoel pedalou até à vitória na Figueira da Foz, vencendo com 1:48 de vantagem para o grupo perseguidor. Vito Braet foi 2° e Simone Velasco completou o pódio. Ruben Guerreiro em 9° foi o melhor português.