Mais um dia de muita montanha na Vuelta, depois da etapa de ontem, a organização voltou a colocar um dia duro para os ciclistas. Com os primeiros 50 quilómetros planos, o início foi feito a alta velocidade e foi antes da primeira subida do dia que escaparam 24 ciclistas ao pelotão, entre eles Remco Evenepoel, Jonathan Castroviejo, Damiano Caruso, Juan Pedro Lopez, Michael Storer, Lennard Kamna, Kaden Groves, Rui Costa, Nelson Oliveira, André Carvalho e Romain Bardet.
A UAE Team Emirates tinha ideias para esta etapa e iniciou a perseguição ainda antes da subida ao Col Hourcère. A equipa árabe impôs um ritmo alto desde o começo da ascensão, foi reduzindo o grupo e no topo da subida a diferença entre grupos era de 3 minutos e meio. Evenepoel e Bardet lutarem pela montanha, o belga foi primeiro e ambos arriscaram na descida ganhando praticamente 1 minuto para o grupo perseguidor.
O duo fez toda a subida na frente e foi alargando a vantagem para todos os grupos, passando no topo com 2 minutos de vantagem para Storer e 6 minutos para o grupo dos favoritos. No grupo dos favoritos, depois de muito trabalho da sua equipa, Juan Ayuso tentou mexer por várias vezes sempre com resposta pronta dos ciclistas da Jumbo-Visma. A cara do pelotão mudou a 35 quilómetros do fim, quando a Bahrain-Victorious começou a trabalhar na frente do grupo, só que foi sol de pouca dura, antes de voltar a equipa neerlandesa para a frente.
O grupo dos favoritos levou a corrida a um ritmo tranquilo e isso permitiu a fuga de Evenepoel e Bardet entrar na subida final com 8 minutos de vantagem, quase sempre com o belga a trabalhar na frente. O belga fez os quilómetros finais na frente, Bardet não passava pela frente e a 3700 metros do fim ficou sozinho para um curto “contra-relógio” até ao final. Triunfo para Evenepoel, numa grande exibição de grande nível, depois do que lhe aconteceu no dia de ontem. Bardet foi 2º a 1:12 e o 3º foi Lennert van Eetvelt a já 6:33.
O grupo dos favoritos fez a subida final a ritmo, a Bahrain-Victorious acelerou na parte final mas todos os principais candidatos chegaram juntos a . Sepp Kuss mantém a liderança da Vuelta e João Almeida o 10º posto.