Segundo dia oficial de Jogos Olímpicos Paris 2024 e primeiro dia de prova de ciclismo. Debaixo de muita chuva, as ciclistas femininas foram as primeiras a fazerem-se à estrada. Percurso bastante técnico, onde as quedas aconteceram de forma inevitável, afetando muitas ciclistas, incluindo quase todas as favoritas, como Chloe Dygert, Lotte Kopecky e Ellen van Dijk.
No final, Grace Brown foi a mais rápida, também com o mérito de não ter ido ao chão. A australiana terminou com 39:38, a única ciclista a baixar dos 40 minutos! Medalha de ouro no ano em que se retira do ciclismo, uma história para mais tarde recordar. Anna Henderson foi 2º a 1:31 e Chloe Dygert 3º a 1:32.
Na prova masculina não houve surpresas de maior entre os 5 primeiros, Wout van Aert surpreendeu ao ir para a estrada com roda lenticular à frente, arriscado devido às condições meteorológicas. A corrida decorreu sem incidentes de maior, ao contrário da prova feminina e Remco Evenepoel voou em Paris, com uma média superior a 53 km/h, sagrou-se campeão olímpico e juntou este título ao de campeão do Mundo, conquistado no final de 2023. O corredor da Soudal-Quick Step fez 36:12, foi sempre alargando a vantagem face a Filippo Ganna, que nos quilómetros finais ultrapassou Wout van Aert na luta pela medalha de prata.
O risco de Wout van Aert compensou visto que o ciclista da Visma conquistou a medalha de bronze com escassos segundos de vantagem perante Joshua Tarling, que teve o infortúnio de uma avaria pelo caminho. Nelson Oliveira, com a sua regularidade habitual, fez uma prova incrível de trás para a frente, subiu de 16º para 11º e terminou em 7º, provando que conhece muito bem o seu corpo e as suas capacidades. Mais um diploma olímpico para o português! Rui Costa terminou no 25º posto.