A primeira longa semana do Giro d’Itália terminava com um longo contra-relógio individual, mais uma etapa decisiva nas contas da classificação geral final da prova transalpina. O sérvio Veljko Stojnic foi o primeiro ciclista a sair para a estrada pouco depois das 12 horas, com o primeiro tempo de referência a ser Edoardo Affini com 42:41. Pouco depois, Michael Hepburn saltou para a liderança, com 42:37, um tempo que viria a ser batido por Bauke Mollema, 14 segundos melhor.
O experiente neerlandês viria a ser superado por dois Groupama-FDJ, primeiro Bruno Armirail com 41:32 e depois Stefan Kung, 4 segundos mais rápido. Nesta altura, a chuva era menor, as estradas começavam a secar e, desta forma, favoreciam os ciclistas que ainda estavam por partir, incluindo muitos candidatos à vitória na etapa.
Os homens da geral começavam a chegar, com todos os olhos postos em Remco Evenepoel, o grande favorito à partida para o dia de hoje. Dos ciclistas que estavam no top-10, os primeiros a chegar foram Lennard Kamna terminou com 42:15, Damiano Caruso 42:06 e Aleksandr Vlasov 41:54. Tao Geoghegan Hart vinha a surpreender nos pontos intermédios e com 41:26 superava Stefan Kung e passava para o primeiro lugar provisório.
Faltavam chegar 5 ciclistas e a luta pela vitória ainda era muita! Geraint Thomas era o próximo, o galês fez um contra-relógio muito regular, superando o seu colega de equipa por apenas 1 segundo. Seguia-se João Almeida, o ciclista português andou sempre no top-10 nos pontos intermédio e confirmou isso mesmo no final, terminando com 41:59, a 34 segundos de Thomas.
Quem foi de menos a mais foi Primoz Roglic, o campeão olímpico perdia 31 segundos no primeiro ponto e acabou a apenas 16, com 41:41. Dentro dos grandes candidatos só faltava Remco Evenepoel, e se Roglic foi de menos a mais, o belga foi de mais a menos. O jovem ciclista entrou a todo o gás, foi perdendo tempo para os rivais e, no final, batia Thomas por apenas 1 segundo!
Na classificação geral, Evenepoel é, novamente, líder da Volta a Itália. O belga tem 45 de vantagem para Thomas, 47 para Roglic e 50 para Hart. João Almeida é 5º, a 1:07.