Após as elites e sub-23 femininas terem discutido os títulos mundiais, foi a vez dos elites masculinos batalharem pela camisola do arco-íris. Charles Kagimu do Uganda abriu as hostilidades do dia, sendo que foi preciso esperar por Soren Waerenskjold para o primeiro tempo de referência, um registo de 55:42. Kasper Asgreen surprendeu com um esforço muito bom, mas foi um registo de Edoardo Affini que perdorou.




O campeão da Europa fez 54:44, um tempo muito importante. Ficavam a faltar os grandes candidatos e não foram muitos a ultrapassar o italiano. Filippo Ganna foi o primeiro, tirando 48 segundos ao tempo do seu compatriota. Jay Vine estava a andar muito bem, parecia que ia pedalar para o pódio mas caiu na parte final, terminando em 5°, a 30 segundos do pódio.

Foi preciso esperar pelo último ciclista na estrada para se decidir o título mundial, nada mais nada menos que o atual campeão do Mundo! Remco Evenepoel até começou com um percalço, a sua corrente saltou antes da prova, no entanto manteve a calma, fez uma prova ao seu nível e revalidou o título. Evenepoel fez os 46 quilómetros em 53:02, menos 6 segundos que Ganna. Depois do título olímpico, o belga conquista o segundo título mundial consecutivo. As desilusões do dia acabam por ser Stefan Kung, a correr em casa foi apenas 8º, e Primoz Roglic, com o antigo campeão olímpico a ser apeas 12º. Nelson Oliveira foi 15° a 2:36 e João Almeida 24° a 3:19.

By admin