Depois da etapa rainha do Tour Colombia, as contas da geral da prova ainda estavam muito em aberto. Rodrigo Contreras e a Nu Colombia teriam uma árdua tarefa para defender a liderança e esse cenário começou a mostrar-se bem cedo. A EF Education controlou a corrida até ao primeiro sprint intermédio, onde Richard Carapaz bonificava 3 segundos. Ao quilómetro 47, ainda sem fuga, novo sprint intermédio, com Carapaz a bonificar mais 1 segundo, ficando a apenas 7 da liderança.



Seguiu-se a fuga de Egan Bernal. O 5º classificado da geral decidiu atacar na companhia de Javier Jamaica, só que os interesses no peltoão eram muitos e, a 40 quilómetros do fim, a fuga era neutralizada. Seguia-se novo sprint intermédio, com Carapaz a bonificar 3 segundos, estava cada vez mais perto. No Alto de Patios, a última subida da competição, a EF Education tentou de tudo! Aumento o ritmo, Carapaz atacou forte, chegou a estar solitário, só que Contreras ficava num grupo com um companheiro de equipa e esse pormenor seria importante.

A aventura de Carapaz terminava a poucos quilómetros da meta e foi um grupo com pouco mais de 10 ciclistas a lutar pela vitória em etapa. Com 3 ciclistas no grupo, a seleção da Colômbia fez o trabalho final e Jhonatan Restrepo rematou com a vitória em etapa. Carapaz foi 2º, bonificou mais 6 segundos mas não foi suficiente para vencer a geral. Alejandro Osorio foi 3º na etapa.



Rodrigo Contreras foi 9º e aguentou todos os ataques de Carapaz para vencer o Tour Colombia pela curta margem de 6 segundos. Jonathan Caicedo terminou em 3º. Como consolação, pela sua combatividade, Carapaz ficou com a classificação por pontos e a montanha.

By admin