A cerca de 4 meses das principais provas do calendário internacional em Portugal, começam a ser reveladas as equipas que estarão presentes em solo nacional. Dia 10 de fevereiro corre-se a Figueira Champions Classic e, na semana seguinte, de 14 a 18, estará na estrada a Volta ao Algarve. Espera-se mais um pelotão de luxo, ainda para mais com a clássica portuguesa a subir de categoria, estando agora no mesmo nível da prova por etapas, ou seja, na ProSeries.
Foi hoje de manhã que a clássica organizada pelo Clube Desportivo Fullracing anunciou as primeiras equipas presentes na Figueira da Foz. Tratam-se de regressos, já que Lidl-Trek, Alpecin-Deceuninck e Team dsm-firmenich já estiveram presentes na primeira edição disputada este ano. Três equipas habituadas a correr em solo nacional e que na prova deste ano colocaram todas ciclistas no top-10 da prova ganha por Casper Pedersen.
Já a Volta ao Algarve leva 4 equipas confirmadas para a edição 50. Aproveitando o facto de correr na Figueira da Foz, a Team dsm-firmenich também estará em solo algarvio, naquela que será a quinta participação na Algarvia. Todos os anos a formação neerlandesa tem conseguido destacar-se, quer com triunfos parciais, quer com vitórias em classificações/pódios finais. Seguiu-se a confirmação da Bora-hansgrohe, veremos se com ou sem o seu grande reforço para 2024 Primoz Roglic.
Ontem foram anunciadas mais duas formações World Tour, ambas provenientes de França. A Groupama-FDJ estará pela 15ª vez na Volta ao Algarve, uma das equipas que há mais tempo participa na prova, e com bons resultados, que o digam Stefan Kung e David Gaudu, com vitórias recentes em etapas importantes como os contra-relógios e o Alto da Fóia. Por fim, foi confirmada a presença da Arkea-B&B Hotels. Será apenas a 4ª participação da equipa que já venceu no Alto do Malhão e que pode trazer nomes como Arnaud Demare ou Florian Senechal.
Foto: João Fonseca