Depois de uma semana recheada de ciclismo, o dia de hoje está a ser bastante mais calmo. Apesar disso, as novidades velocipédicas continuam a surgir, com destaque para as formações convidadas para a próxima edição da Volta a Espanha.



Para começar, Alpecin-Fenix e Arkea-Samsic tinha direito a participar na Grande Volta espanhola e não abdicaram desse direito, pelo que, pela lógica, haveria, apenas, mais dois wildcards. A organização pediu uma exceção à UCI para convidar 3 equipas e esse pedido foi aceite. Com 4 equipas ProTeam de Espanha, apenas uma iria ficar de fora.

Pela primeira vez, a Equipo Kern Pharma estará presente, uma formação que tem dito uma evolução bastante constante e conta com jovens valores como Roger Adriá, Francisco Galvan, José Felix Parra e os mais experientes Jaime Castrillo e Hector Carretero, ciclistas que já estiveram na Movistar. Pelo segundo ano consecutivo, a Euskaltel-Euskadi estará na “sua” Grande Volta, uma equipa sempre muito combativa, onde destacamos Mikel Bizkarra, Gotzon Martin e Luis Angel Mate.



A surpresa surge agora, com a organização da prova espanhola a convidar a Burgos-BH em detrimento da Caja Rural-Seguros RGA. Em nossa opinião, a equipa do português Iuri Leitão era daquelas que teria o seu lugar assegurado, não só pela maior qualidade do seu plantel (destacamos Jonathan Lastra, Iuri Leitão, Fernando Barceló, Jefferson Cepeda, Eduard Prades, Jhojan Garcia e Mikel Nieve vs Angel Madrazo, Jetse Bol, André Domingues, Daniel Navarro, Mihkel Raim e Manuel Peñalver) mas também pelos resultados alcançados nas últimas temporadas e os respetivos lugares no, agora tão falado, ranking (em 2021, a Caja Rural terminou com 1425 vs 832 da Burgos-BH).

Qualquer que fosse a decisão tomada, iria afetar, negativamente, uma das equipas uma vez que se viria privada de estar presente a corrida mais importante do seu calendário e, sem isto, é um rude golpe não só para a equipa em si mas também para os patrocinadores. A “fava” calhou à Caja Rural, veremos se trará consequências futuras ou se apenas motivará a formação espanhola a dar tudo na estrada, para provar que a organização estava errada.



By admin