A RCS Sport acabou de anunciar as equipas Profissionais Continentais convidadas para a Strade Bianche, Tirreno-Adriatico, Milano-SanRemo e, mais importante para as equipas transalpinas, o Giro.




E podemos dizer que há algumas surpresas à mistura. Primeiro é importante referir que a Alpecin-Fenix, que tem convite garantido para todas as corridas World Tour em 2021, não abdicou da participação em nenhuma das 4 provas. Ficaram então 3 convites por distribuir no Giro e 5 convites por atribuir nas restantes corridas.

Para a Grande Volta italiana havia 4 equipas que estavam na pole position (as 4 Profissionais Continentais italianas) e 2 que corriam por fora (Arkea-Samsic de Quintana que já tinha manifestado interesse na corrida e a Gazprom-Rusvelo de Zakarin, Kreuziger e alguns corredores transalpinos). A organização optou pelas equipas italianas para o Giro.




E quem ficou de fora foi mesmo a equipa que menos se esperava que ficasse de fora, a Androni Giocattoli-Sidermec de Gianni Savio! É verdade que face a anos anteriores o plantel não parece tão forte, mas ainda tem vários ciclistas com qualidade para este nível, tem sido presença regular nos últimos anos com vários momentos de destaque, incluindo uma vitória de etapa há 2 anos e uma presença no pódio no ano passado. Para além disso foi a melhor equipa Profissional Continental italiana no ranking UCI em 2020 e a melhor Profissional Continental na Coppa Italia em 2020.

Analisando as seleccionadas começamos pela EOLO-Kometa, estrutura apoiada por Contador e Basso, que tem vários ciclistas italianos de renome e o português Daniel Viegas. Curiosamente a EOLO patrocina provas da RCS Sport. A Vini-Zabu tem um plantel que não tem uma qualidade por aí além, conta com Mareczko e Zardini já longe do seu melhor e até teve um caso de doping no Giro do ano passado. A Bardiani fez uma aposta muito forte para 2021, contratou Visconti ou Battaglin e vê essa aposta ser recompensada. Na nossa opinião, claramente a Vini Zabu deveria ter ficado de fora para entrar a Androni por tudo o que explicámos em cima.




Relativamente às outras corridas a Androni foi convidada para todas elas (uma espécie de prémio de consolação), tal como a Arkea-Samsic, numa tentativa de puxar o foco de Nairo Quintana ou Diego Rosa para estas corridas. A Vini Zabu apenas foi convidada, para além do Giro, para a Strade, enquanto que a Bardiani faz Strade e Milano-SanRemo e a EOLO faz Tirreno-Adriatico e Strade Bianche. A Gazprom-Rusvelo irá ao Tirreno-Adriatico, provavelmente com Ilnur Zakarin, a Novo Nordisk foi convidada para a Milano-SanRemo e a Direct Energie irá alinhar no Tirreno-Adriatico e na Milano-SanRemo

Convites para o Giro: Vini-Zabu, EOLO-Kometa, Bardiani-CSF

Convites para a Strade-Bianche: Arkea, Androni, Bardiani, EOLO e Vini-Zabu

Convites para o Tirreno-Adriatico: Androni, EOLO, Gazprom, Arkea e Direct Energie.

Convites para a Milano-Sanremo: Arkea, Androni, Bardiani, Novo Nordisk e Direct Energie

By admin