Depois da A.S.O. hoje foi a vez da RCS Sport, entidade organizadora do Giro, Tirreno-Adriatico, Milano-Sanremo e Strade Bianche anunciar as equipas do escalão Profissional Continental convidadas para as respectivas provas em 2020.
Para a Volta a Itália não há grandes surpresas, para além das 19 equipas World Tour vão estar presentes 3 Profissionais Continentais italianas, a Androni-Giocattoli, a Bardiani-CSF e a Vini Zabu – KTM, uma formação frágil liderada por Giovanni Visconti. O trio de equipas italianas foi possível graças à Direct Energie ter abdicado da sua presença no Giro.
Avançando para as clássicas transalpinas (Strade Bianche e Milano-Sanremo), para a clássica do “sterrato” foram convidadas Circus-Wanty, Androni-Giocattoli, Bardiani-CSF, B&B Hotels, Alpecin-Fenix e Arkea-Samsic. Já para o primeiro Monumento da temporada as escolhidas foram Direct Energie, Circus-Wanty, Alpecin-Fenix, Gazprom-Rusvelo, Arkea-Samsic e Vini Zabu-KTM.
Por fim, para o Tirreno-Adriatico as formações Profissionais Continentais presentes serão a Direct Energie, a Androni-Giocattoli, a Bardiani-CSF, a Gazprom-Rusvelo e a Arkea-Samsic de Nairo Quintana e Warren Barguil.
Depois da Direct Energie ter abdicado do Giro este é um desfecho esperado, a organização sempre mostrou interesse em convidar 3 PCT’s italianas, sendo a outra opção a Gazprom-Rusvelo, que tem muitos italianos de qualidade. Foi precisamente graças a esses reforços que os russos foram convidados para o Tirreno-Adriatico e para a Milano-Sanremo.
O convite da Arkea-Samsic para o Tirreno-Adriatico percebe-se perfeitamente na esperança de contar com Nairo Quintana, agora para as outras 2 provas não se compreende muito bem dado o plantel da equipa francesa. Já quanto à Alpecin-Fenix, Mathieu van der Poel estará na Strade Bianche e na Milano-Sanremo, mas é de estranhar a ausência do Tirreno-Adriatico já que o holandês tinha essa corrida no programa.