À partida para a época de 2020 um dos grandes pontos de interesse estava na Team Ineos. Como conseguiria a equipa britânica gerir internamente o facto de ter Egan Bernal (vencedor do Tour 2019), Geraint Thomas (vencedor do Tour 2018 e 2º em 2019), Chris Froome (múltiplo vencedor de Grandes Voltas, em recuperação de uma queda gravíssima) e a contratação Richard Carapaz (campeão do Giro em 2019, ainda pela Movistar).




Infelizmente devido a toda esta situação relacionada com a pandemia não deu para ver essa gestão e agora com o novo calendário UCI, que continuamos a presumir que vá para a frente, há algumas mudanças de planos. Egan Bernal já confirmou numa entrevista à Eurosport Espanha que está de pedra e cal no Tour e que não se vê a trabalhar para ninguém.

Já Richard Carapaz, tinha nos planos uma dobradinha Giro-Tour, algo que muito provavelmente já não acontecerá. “Já decidimos quase todo o meu programa. O grande objectivo continua a ser o Giro e quero chegar lá nas melhores condições para repetir o que aconteceu em 2019”, mencionou o equatoriano a uma entrevista concedida à RaiSport.

Um Giro onde ainda faltam conhecer as três primeiras etapas depois da Hungria ter abdicado de receber a partida da prova italiana e que irá coincidir com a Vuelta, o que poderá afastar alguns ciclistas, também pela proximidade à Volta a França. É quase certo que a única Grande Volta que Carapaz fará em 2020 é o Giro, tendo o Tirreno-Adriatico como principal corrida de preparação.




Pelas declarações de ciclistas e directores desportivos nestas últimas 2 semanas, este calendário apertado diminuirá o número de corredores que farão 2 Grandes Voltas este ano. A dobradinha Tour-Vuelta ainda aparece como possível, mas existe o receio que fazer 2 provas de 3 semanas em 2020 prejudique depois a época de 2021.

Em relação às principais figuras do Giro o planeamento de algumas equipas ainda é uma incógnita, mas Richard Carapaz junta-se a Remco Evenepoel nos ciclistas confirmados, sendo que é provável também a presença de Vincenzo Nibali e Jakob Fuglsang.

By admin