Etapa decisiva no Tour de Romandie, a última oportunidade de fazer grandes diferenças na classificação geral com uma chegada em alto e todos queriam destronar Juan Ayuso da liderança. A fuga inicial não mexeu muito tacticamente, apenas Bart Lemmen, Raul Garcia Pierna e Nelson Oliveira ganharam um espaço para o pelotão e mais tarde receberam a companhia de Nicolas Berther e Dorian Godon, um duo da Decathlon-Ag2r que conseguiu fazer a ponte com sucesso. UAE Team Emirates e Ineos tentavam controlar a fuga e ao mesmo tempo endurecer a corrida e a cerca de 50 kms da meta Clement Berthet decidiu tentar a sua sorte em solitário.
O gaulês, mesmo sozinho, fez uma enorme etapa, ainda entrou na subida final com 1 minuto de vantagem, diferença que foi conservando perante o trabalho de Jonathan Castroviejo, só começou a cair de uma forma mais abrupta quando entrou ao trabalho Thymen Arensman. O ritmo não era alucinante, mas era muito duro e por isso assim que Berthet foi apanhado, a 5,5 kms da meta, e Egan Bernal colocou um pontinho mais o grupo rebentou logo.
Carlos Rodriguez, de forma inteligente, não seguiu na roda e obrigou a UAE a usar Sivakov para fechar o espaço e logo aí Ayuso denotou muitas dificuldades. Bernal continuou o trabalho e a 3000 metros do final arrancou o surpreendente Florian Lipowitz, na companhia de Richard Carapaz e Carlos Rodriguez. Juan Ayuso partiu, por completo, o motor e via a geral fugir-lhe. O espanhol ainda foi ajudado por Yates e Sivakov, sem grande efeito.
Richard Carapaz aproveitou para atacar nas últimas rampas duras e ganhou uma vantagem considerável. Parecia que ia para a vitória certa, mas Lipowitz poupou forças para os últimos 500 metros ao seguir na roda de Carlos Rodriguez e ainda fez perigar a vitória do equatoriano, que triunfou num final emocionante. Rodriguez chegou a 10 segundos, Mas e Vlasov a 14, Bernal a 27, Van Wilder a 31 e Ayuso, em queda livre, foi apenas 11º a 44. Na geral, Rodriguez é o novo líder do Tour de Romandie, com 7 segundos de vantagem para Lipowitz e 9 para Vlasov.