Primeiro dia de grande importância na classificação geral da Volta a Catalunha. Pela primeira vez em muitos anos, o contra-relógio individual marcou presença e, era já certo, fazer diferenças entre os principais favoritos. Num esforço de pouco mais de 18 quilómetros em Banyoles, Josef Cerny marcou o primeiro tempo de referência, com 23:05.




O campeão francês Remi Cavagna confirmou o seu grande momento de forma, e com um contra-relógio espectacular superava o tempo do seu companheiro de equipa, retirando-lhe 33 segundos! Este tempo já era fabuloso mas o melhor ainda estava para vir. No seu melhor contra-relógio em muito tempo, o antigo campeão do Mundo Rohan Dennis voou pelas ruas catalãs, terminando com 22:27, menos 5 segundos que o corredor da Deceuninck-QuickStep.

Os ciclistas foram chegando e ninguém se conseguia aproximar do corredor da INEOS Grenadiers que, desta forma, conquistava a sua primeira vitória em muito tempo, quebrando um longo jejum. João Almeida foi quem mais se aproximou, ficando a 28 segundos, seguido de Brandon McNulty a 29.




Esta grande exibição do português valeu-lhe a subida ao pódio para envergar a camisola amarela da Volta a Catalunha. O corredor natural das Caldas da Rainha lidera com 1 segundo para McNulty, 5 para Steven Kruijswijk, 7 para Richie Porte e Adam Yates, 19 para Geraint Thomas, 42 para Simon Yates e 52 para Richard Carapaz, entre outros.

 

By admin