No último ano do seu contrato, Romain Bardet tem o futuro na mão. O francês de 29 anos tinha planeado fazer o Giro, mas afinal vai fazer novamente o Tour. Depois de uma época de 2019 muito abaixo do esperado, onde arrecadou a classificação da montanha na Volta a França depois de falhar a sua aposta na classificação geral, Bardet ainda não recuperou totalmente a confiança.
Num jogo de cintura onde os agentes são cada vez mais uma peça fulcral, fala-se agora no alegado interesse da Team Sunweb em Romain Bardet. A formação alemã perdeu Tom Dumoulin para a Jumbo-Visma e resta saber se acredita nas hipóteses de Sam Oomen e Wilco Kelderman a curto prazo nas Grandes Voltas, sendo que ambos têm tido vários problemas com lesões. Não é de descartar que a Sunweb por 1 ou 2 anos coloque o seu foco nas clássicas e nos sprints com Matthews, Benoot, Dainese e Bol, antes da evolução dos seus jovens talentos para a montanha.
A um jornal local, o “Le Montagne”, Bardet confirmou que está a reflectir sobre o seu futuro e que ainda não tem nada acordado. “Estou num ponto fulcral da minha carreira, já tenho alguma experiência e ainda tenho alguns bons anos pela frente. Estamos a pensar cuidadosamente sobre o que é melhor para mim, se a Ag2r, se outra equipa. Estou num ponto da minha carreira onde creio que é justo pensar desta forma.
Pelos vistos existe interesse da Ag2r La Mondiale continuar com Romain Bardet no seu plantel, depois de já ter renovado com Oliver Naesen, Benoit Cosnefroy e Alexis Vuillermoz. Só que a Team Sunweb está mesmo a piscar o olho, nos últimos dias foi a vez de Nicholas Roche elogiar publicamente a qualidade e a ética de trabalho de Bardet, sugerindo que assentaria bem na equipa liderada por Iwan Spekenbrink.
Esta luta por voltistas com provas dadas é muito interessante, apesar do 2019 mais fraco Bardet ainda tem muito mercado e a Ag2r está a tentar segurá-lo porque sabe que não tem propriamente uma alternativa segura (Latour é uma opção mas ainda não confirmou todo o potencial). Por outro lado a Team Sunweb precisa de alguém experiente já que a maioria do plantel tem 25 anos ou menos.