Após a complicada etapa de ontem, o pelotão que ainda restava na Volta ao País Basco fez-se à estrada para mais uma difícil etapa. Os ciclistas estavam com muita vontade de correr, percorrendo mais de 50 quilómetros na primeira hora de corrida, o que impediu a formação de uma fuga. A 94 quilómetros do fim, queda para Mikel Landa, Gil Gelders, Gonzalo Serrano e Pelayo Sanchez, com Landa a ser forçado a abandonar, provavelmente com a clavícula fraturada. Foi já sem os quatro ciclistas fora de competição que Sepp Kuss e Isaac del Toro lançaram o primeiro ataque mais sério.



Os dois trepadores atacaram na primeira grande subida do dia, no entanto o pelotão liderado pela Lidl-Trek nunca deu muita liberdade a este perigoso duo e, a 63 quilómetros do fim, o grupo estava compacto. Pequeno período de acalmia e mais ataques, desta vez um grupo muito mais numeroso. À entrada do circuito fnial, ficavam na frente Johannes Staune-Mittet, Mauro Schmid, Harrison Wood, Mathieu Burgardeau, Martijn Tusveld, Enekoitz Azparren, Iván Cobo, Jimmy Jansens e José Manuel Diaz. Subida muito dura pela frente, diferenças curtas entre pelotão e fuga e o aumentar de ritmo da UAE Team Emirats, aliado aos ataques levaram ao fim da mesma ainda antes do topo.

Santiago Buitrago atacou antes do topo e chegou a estar num pequeno grupo à frente do pelotão. Prontamente foi apanhado, distanciou-se novo grupo que na subida de Muniketagaina também foi apanhado. O último foi Remy Rochas depois de Isaac del Toro, Oscar Onley e Bruno Armirail terem sido alguns dos ciclistas a chegar à frente. Os ciclistas estavam espalhados pela estrada e, até ao topo, uma aceleração no pelotão de Maximilian Schachmann voltou a juntar o pelotão e os fugitivos. Buitrago forçou na descida, o líder Mattias Skjelmose fechou o espaço em foi já numa subida não categorizada que Brandon McNulty tentou a sua sorte. Um brilhante Tao Hart conseguiu anular esta ofensiva.



Ainda existiram mais alguns ataques, Carlos Rodriguez tentou antecipar mas a vitória decidiu-se ao sprint. Schachmann arrancou de muito longe, o alemão apanhou Rodriguez só que na sua roda vinham Romain Gregoire e Orluis Aular que, lado a lado, discutiram a vitória. Ninguém celebrou de tão renhido que foi, com o triunfo a ser para Gregoire, por muito pouco. Skjelmose parte como líder para a etapa final da Volta ao País Basco.

By admin