Dia da prova rainha dos Campeonatos Nacionais em Portugal, este ano disputados em Santa Maria da Feira. 51 ciclistas à partida, já debaixo de um enorme calor que apareceu este fim-de-semana no nosso território. Após 17 quilómetros onde os ataques foram constantes, o campeão em título Ivo Oliveira decidiu partir a corrida. O ciclista da UAE Team Emirates fugia com Afonso Silva, Luís Gomes, Rui Costa e Pedro Pinto, que viria a descolar pouco depois.



As margens eram pequenas mas uma queda envolvendo ciclistas da Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua viria a baralhar mais as contas. Rui Oliveira, Diogo Barbosa, Joaquim Silva, Tiago Antunes e João Matias faziam a ponte para a frente ainda antes da entrada no circuito final e, sem elementos na frente, ABTF Betão-Feirense, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Sabgal-Anicolor viam-se obrigadas a trabalhar no pelotão.

Diferença a rondar um minuto entre a fuga e o pelotão e, na segunda passagem pelo Castelo da Feira, ataques no pelotão com um grupo de 10 ciclistas, entre os quais Afonso Eulálio, Cesár Fonte, Rafael Reis e António Morgado. A união na frente era evidente e este perigoso grupo perseguidor estava cada vez mais distante na frente. A 60 quilómetros do fim, praticamente 2 minutos de diferença entre grupos, com o pelotão já inevitavelmente afastado da luta.



A cerca de 50 quilómetros do fim, começavam os ataques, com Ivo Oliveira a ser o primeiro. O ainda campeão nacional era apanhado rapidamente e, no contra-ataque saiam Rui Costa, Luís Gomes e Rui Oliveira. Este trio entendeu-se melhor, conseguindo ter uma vantagem mais sólida para o grupo de onde tinham saído e que estava cada vez mais reduzido. 25 quilómetros para o fim e mudanças na situação de corrida, com Ivo Oliveira e Afonso Silva a conseguirem chegar à frente, formando-se um quinteto que viria a lutar pelo título nacional.

A penúltima passagem pelo Castelo da Feira acabou com as aspirações de Ivo Oliveira. O português descolou, chegou a estar perto de reentrar mas não o conseguiu fazer. O agora quarteto da dianteira não tinha o melhor entendimento mas foi mais que suficiente para discutirem o triunfo entre si.



Tudo se decidiu na última subida ao Castelo, Luís Gomes tentou surpreender de longe, Rui Oliveira arrancou para o sprint a 250 metros mas o mais forte era, sem dúvida, Rui Costa. O antigo campeão do Mundo ainda tinha energia para os 100 metros finais e, com facilidade, passou para a frente e conquistou o 3º título nacional da carreira! Rui Oliveira e Luís Gomes completaram o pódio.

Results powered by FirstCycling.com

By admin