Dois dias depois de ter ganho a prova de estrada dos Campeonatos Nacionais de Paredes, Rui Costa estava à partida para o Tour du Limousin, uma competição com 4 etapas, todas elas com alguma dureza e com etapas ao jeito do ciclista da UAE Team Emirates.
O primeiro dia viu o português procurar as bonificações nos sprints intermédios, conseguindo 1 segundo. No final do dia foi 11º, numa etapa conquistada por Luca Wackermann. O italiano atacou à entrada do quilómetro final e impediu uma chegada ao sprint, com o pelotão a chegar a 7 segundos. Jake Stewart, da Groupama-FDJ, foi 2º e Jon Aberasturi 3º.
A segunda etapa viu um show de Fernando Gaviria. Em dia de aniversário, o colombiano não esperou por uma chegada ao sprint, atacando dentro dos 10 quilómetros finais e levando consigo um pequeno grupo. Na chegada, o corredor da UAE Team Emirates não deu hipóteses, superando Joel Suter, que era o novo líder da prova. Rui Costa chegava no pelotão, a 8 segundos. Ontem, a equipa árabe voltou a vencer, desta vez com Jasper Philipsen a superar Jake Stewart e Benjamin Declercq e com Luca Wackermann a voltar a envergar a camisola amarela.
Com tudo em aberto para o último dia, a UAE Team Emirates controlou durante toda a tirada e foi já na última volta ao circuito de Limonges, a menos de 10 quilómetros da chegada, que Rui Costa desferiu um forte ataque. Era o tudo ou nada na luta pela classificação geral. O campeão nacional levou consigo Alessandro Fedeli, este já atrasado na geral. Rui Costa era quem mais tinha a ganhar com tudo isto e, por isso, foi quem mais trabalhou. No final, Fedeli estava mais fresco e não deu hipóteses no sprint. Rui Costa era 2º e o pelotão chegava a 5 segundos, com Joel Suter em 3º.
Rui Costa ainda foi líder virtual, a sua fuga chegou a ter 20 segundos, no entanto, no final de todas as contas, terminou o Tour du Limousin em 3º na classificação geral, a apenas 4 segundos da vitória. O triunfo sorriu a Luca Wackermann, com Jake Stewart a terminar em 2º.
Foto: Rui Costa