Está de regresso o ciclismo em Portugal! Às 15 horas era dado o tiro de partida para a Prova de Reabertura com Fábio Resende da Team Cycling Galicia/Aluminios Alca-Syma a ser o primeiro a sair para a estrada no Centro de Alto Rendimento de Anadia.
O primeiro registo de referência do dia foi para António Carvalho, com o ciclista da Efapel a ser o primeiro a baixar do minuto 30, terminando com 29:48. A dança das cadeiras foi constante, com Daniel Freitas, Joni Brandão e Ivo Oliveira a passarem todos pelo primeiro lugar, com o ciclista da UAE Team Emirates a permanecer neste posto bastante tempo devido aos seus 28:45.
Ricardo Mestre e Tiago Machado foram os ciclistas que mais se aproximaram do tempo de Ivo Oliveira mas mesmo assim ninguém conseguia bater o tempo do jovem ciclista. Foi preciso esperar por Rafael Reis, um dos últimos corredores a partir para termos um novo melhor registo com 28:13. A luta estava entre o ciclista do Feirense e Gustavo Veloso e Rui Costa, que tinham tempos iguais no ponto intermédio de Paredes do Bairro.
Gustavo Veloso cedeu na segunda parte do contra-relógio, acabando com 28:32, mais 19 segundos que Rafael Reis mas o mesmo não aconteceu com Rui Costa. A principal figura presente nesta prova fez um contra-relógio brilhante terminando com 23:10, menos 3 segundos que Rafael Reis para se sagrar vencedor da Prova de Reabertura. Este triunfo vale a Rui Costa o empate com Alberto Gallego na liderança da Taça de Portugal.
Relativamente aos sub-23, esta foi a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal, e é comandada por Daniel Dias (Sicasal/CM Torres Vedras), ele que foi 22º na prova de hoje.
Foto: FPCiclismo