A Prova de Abertura abriu as hostilidades na temporada de estrada em Portugal, num dia com muita chuva a dificultar a acção dos ciclistas. A corrida ficou marcada por uma fuga bem grande, com quase 15 elementos. A equipa da Rádio Popular-Boavista era a mais representada, com 3 elementos: Luis Mendonça, Luis Gomes e Daniel Silva. Este grupo chegou a ter uma vantagem de 4 minutos, enquanto no pelotão algumas equipas foram assumindo a corrida, entre elas a Miranda-Mortágua, a W52/FC Porto e o Sporting/Tavira.




A cerca de 50 kms da meta o grupo dianteiro partiu e na primeira passagem pela meta já só seguia um quinteto na frente, composto por António Barbio, Rui Rodrigues, Tiago Ferreira, Oscar Hernandez, Luis Gomes. Este grupo tinha deixado para trás há pouco tempo o jovem Pedro José Lopes e tinha 2:10 para o pelotão nesta fase. A fuga viria a ser alcançada já dentro dos 10 quilómetros finais e estava o palco montado pela o expectável sprint final.

Nesse mesmo sprint, em Estarreja, o mais forte foi o ciclista da UAE Team Emirates, em representação da selecção nacional, Rui Oliveira. O ciclista do Sporting/Tavira, César Martingil esteve perto de ter uma estreia de sonho pela sua nova equipa e foi 2º, com Luis Mendonça a fechar o pódio. O melhor sub-23 foi Iuri Leitão, da Sicasal/Constantinos, na 7ª posição e lidera assim a Taça de Portugal.




Top 10 da Prova de Abertura:

1.º Rui Oliveira (Equipa Portugal), 3h51m08s
2.º César Martingil (Sporting-Tavira), mt
3.º Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), mt
4.º João Matias (Vito-Feirense-PNB), mt
5.º Leonel Coutinho (Aviludo-Louletano), mt
6.º Francisco Rus (Aviludo-Louletano), mt
7.º Ivo Oliveira (Equipa Portugal), mt
8.º Iuri Leitão (Sicasal/Constantinos), mt
9.º Daniel Freitas (Miranda-Mortágua), mt
10.º Pedro Paulinho (Efapel), mt

Foto: FPCiclismo

By admin