Estamos numa altura do ano em que a maioria das equipas do pelotão nacional anunciou os seus plantéis para 2025 e a Sabgal/Anicolor não é exceção. A equipa com sede em Águeda tem aproveitado os últimos dias para anunciar as primeiras caras para a próxima temporada e, antes de passar aos reforços, anunciou a continuação de José Sousa e Rafael Reis. O primeiro irá para a segunda temporada na equipa, ao passo que o contra-relogista português já é prata da casa, será a 5ª temporada consecutiva.



O primeiro reforço anunciado foi o jovem André Dutra. Com apenas 18 anos, o trepador oriundo dos Açores irá ter a sua primeira aventura enquanto ciclista profissional, depois de ter realizado um ano muito positivo na Escola de Ciclismo Bruno Neves, onde conseguiu vencer uma etapa no Troféu de Juniores O JOGO, 3º numa prova da Taça de Portugal e 7º nos Nacionais. Outra estreia entre os profissionais será de Gonçalo Oliveira, este já com 23 anos, mas com uma história ainda mais recente no ciclismo. Proveniente do triatlo, Oliveira dedicou-se mais ao ciclismo a partir de Abril, quando começou a correr com as cores da União Ciclista da Maia, destacando-se as suas capacidades como trepador. A confiança depositada em ambos é notória, assinando contratos de 2 anos.

Do pelotão nacional, mas já do escalão de elites chegam dois ciclistas … dois ciclistas que regressam a casa. Um ano após terem saído para a ABTF Betão-Feirense, Fábio Costa e Pedro Silva voltam a vestir o amarelo fluo da Sabgal/Anicolor. Dois corredores muito semelhantes em termos de características,  ciclistas com boa ponta final e que passam bem a média montanha, ideais para o calendário nacional. Fábio Costa (25 anos) já foi campeão nacional sub-23 e, este ano, venceu a Taça de Portugal e A Clássica de Santo Thyrso, ao passo que Pedro Silva (23 anos) venceu etapas nas últimas duas edições do GP Jornal de Notícias.



No dia de hoje, foi revelado mais um reforço, também ele português mas que chega do estrangeiro. Falamos do jovem Tiago Santos, que fez a temporada de 2024 na Q36.5 Continental Cycling Team. Ciclista muito combativo, foi campeão nacional de juniores em 2023, ao serviço do Alcobaça CC – Crédito Agricola, o que lhe valeu o bilhete para o estrangeiro. Após um ano de muita experiência, regressa ao pelotão nacional.

Por fim, o primeiro reforço estrangeiro, anunciado no dia de ontem. Do escalão ProTeams, mais concretamente da Euskaltel-Euskadi, chega Xavier Cañellas. Corredor muito versátil e polivalente, Cañellas encaixa que nem uma luva no calendário nacional fruto da sua excelente ponta final e capacidade de ultrapassar a média montanha, pode ser uma das referências do próximo ano. Já habituado às provas nacionais, o espanhol foi uma das figuras da última Volta a Portugal, andando em fuga durante diversos dias. Em anos anteriores, esteve em evidência em provas como o GP Anicolor e o GP Beiras e Serra da Estrela.

A próxima semana trará a confirmação de mais reforços estrangeiros que prometem completar e rechear o plantel da equipa comandada por Ruben Pereira num total de 15 ciclistas.



By admin