Foto: Sabgal/Anicolor

Com a época de ciclismo nacional a estar perto de arrancar, as equipas nacionais apresentam-se ao público. Na passada segunda-feira, dia 29 de janeiro, foi a vez da Sabgal/Anicolor fazer a sua apresentação oficial. No Centro de Artes de Águeda, perante um auditório cheio, a estrutura do Clube Desportivo Fullracing mostrou-se fortemente ambiciosa, tendo como objetivo criar uma equipa de ciclismo portuguesa de referência no cenário internacional.



Com a formação a ser, também, um dos pilares da equipa, antes dos mais graúdos subirem a palco, foi a Academia Fullracing – Águeda a dar-se a conhecer. Num projeto que vai desde os escalões de Escolinhas a Cadetes, a Academia conta atualmente com 30 crianças que participam em várias provas nas vertentes de Estrada e BTT.

De seguida, as atenções ficaram concentradas nos profissionais. O calendário da equipa Sabgal/Anicolor para 2024 foi o primeiro ponto a ser apresentado. Um calendário bastante vasto, com muitas incursões ao estrangeiro, numa clara internacionalização da equipa que veste de Amarelo Fluo. Para além de todo o calendário nacional, a equipa portuguesa irá competir em, pelo menos, 9 provas no estrangeiro: Tour of Antalya (8 a 11 de fevereiro), Clássica Jaén Paraíso (12 de fevereiro), Gran Camiño (22 a 25 de fevereiro), Olympia’s Tour (20 a 24 de março), GP Miguel Indurain (30 de março), Vuelta Asturias (26 a 28 de abril), Circuit des Ardennes (4 a 7 de abril), Volta a Dinamarca (14 a 18 de agosto) e Volta ao Luxemburgo (18 a 22 de setembro). De realçar que a equipa já esteve presente na Classica Comunitat Valenciana.



Um a um, subiram a palco os 15 ciclistas que irão fazer parte do plantel da Sabgal/Anicolor, uma formação que mantém 6 corredores de 2023 e acrescenta 9 reforços. Transitam da época passada Frederico Figueiredo, Rafael Reis, Luís Mendonça, Duarte Domingues, Mauricio Moreira e Artem Nych. Os reforços são André Carvalho, José Sousa, Gabriel Baptista, Antwan Tolhoek, Mathias Bregnhøj, Oliver Rees, Guillermo García, Oscar Moscardó e Tiago Caetanita, ciclista que, até agora, ainda não tinha sido anunciado pela equipa.

Após todas as apresentações, foi a vez de vários intervenientes falar. O Team Manager do Clube Desportivo Fullracing Carlos Pereira afirmou que “O que mais me dá gozo é trazer marcas novas para o ciclismo. Quando as marcas apostam no ciclismo, apostam com um pé atrás, não sabem a época que os espera e o retorno que vão tirar. A Sabgal jamais imaginaria ter uma equipa profissional de ciclismo. O ciclismo é mais do que andar de bicicleta, é ambiente e sustentabilidade, é marketing e publicidade”.



O Diretor Desportivo da equipa continuará a ser Rúben Pereira, com José Augusto Silva a manter-se como Diretor Desportivo Adjunto. Em declarações, Rúben Pereira começou por agradecer aos patrocinadores Sabgal e Anicolor, antes de se debruçar na vertente mais desportiva: “Quanto ao calendário que vamos ter pela frente, está é uma equipa muito bem estruturada, em que todos sabem o seu papel. O espírito é sempre correr para ganhar. Nesta nova época, vamos ter 120 dias de corrida e vamos dividir a equipa seis vezes ao longo do ano, o que vai implicar uma logística muito grande. Queremos dar a conhecer esta equipa portuguesa ao nível internacional”.

By admin