Como tínhamos alertado na antevisão, o mau tempo apareceu no BinckBank Tour, com a primeira etapa a ser feita debaixo de muita chuva, o que dificultou ainda mais a tarefa aos ciclistas. Nos primeiros quilómetros Baptiste Planckaert, Lukasz Wisniowski, Aaron Verwilst e Lars Bak saltaram do pelotão. Desde cedo as equipas dos sprinters tomaram controlo do pelotão, com a fuga a nunca ter mais de 2 minutos e meio de vantagem.
Algumas quedas foram acontecendo ao longo do dia, uma das quais vitimou Arnaud Demare, a pouco mais de 30 quilómetros da chegada. Pouco mais se passou, e com a rédea curta dada pelo pelotão, a escapada foi, naturalmente, alcançada a 2800 metros da chegada, com Wisniowski a ser o último resistente.
Nesse momento surgiu a Bahrain-Merida na frente que liderou o pelotão até ao quilómetro final quando, por momentos, surgiu a UAE Team Emirates, antes de aparecer a Trek-Seagredo, com Matteo Moschetti a fazer um muito bom lançamento para Edward Theuns, só que detrás vinha um muito rápido Sam Bennett que, com relativa facilidade, conquistou a vitória à frente do belga da Trek e de Mike Teunissen, que começou a somar já bonificações na luta pela geral. Com este triunfo, o campeão irlandês Sam Bennett é o primeiro líder da prova.