Última etapa do Tour Down Under 2025, a primeira prova por etapas do World Tour deste ano. Jornada em torno de Adelaide, uma espécie de criterium oficial, num curto dia de 90 quilómetros que teve como fuga Kelland O’Brien, Damien Howson e Casper Pedersen. A Red Bull – BORA – hansgrohe, que tinha o grande favorito Sam Welsford, um especialista neste tipo de traçados e, também, um dos principais sprinters, fez grande parte do trabalho ao longo do dia e, a 4 quilómetros do fim, o pelotão estava compacto.



Os rápidos quilómetros finais ficaram marcados por duas quedas mas os grandes nomes passaram incolumes a tudo isso. Danny van Poppel voltou a guiar Sam Welsford na perfeição, mais um lançamento de manual, e o australiano rematou com o 3º triunfo na competição australiano. Um triunfo autoritário, já que Bryan Coquard, que esteve sempre na sua roda, nunca o conseguiu incomodar. Phil Bauhaus completou o pódio, ultrapassando Rui Oliveira nos metros finais.

Sem percalços, Jhonatan Narvaez confirmou o triunfo na geral do Tour Down Under, uma estreia vitoriosa pela UAE Team Emirates XRG. As 3 vitórias em etapa valeram a Sam Welsford a classificação por pontos, Fergus Browning foi o rei dos trepadores e, na estreia como profissional, Albert Withen Philipsen conquistou a juventude. Afonso Eulálio confirmou o 15º lugar na geral.

By admin