Um grande dia de ciclismo como hoje não podia terminar sem a Prova de Abertura! Início da temporada a nível nacional, com a já tradicional clássica disputada na Região de Aveiro, este ano, com partida em Estarreja e final em Ílhavo. Como sempre, a grande dificuldade era a subida das Talhadas, situada a meio do percurso.



Duarte Mixão, João Medeiros e Aaron Wade formaram a primeira fuga do ano, o pelotão deu bastante liberdade a este trio, que chegou a ter mais de 9 minutos de vantagem! Na subida das Talhadas, João Medeiros foi o primeiro, assegurando a subida ao pódio como rei dos trepadores, com Aaron Wade a destacar-se como o mais combativo, já que foi apanhado a apenas 10 quilómetros da chegada.

Artem Nych ainda tentou surpreender as equipas dos sprinters nos quilómetros finais mas o russo não teve hipóteses, com a vitória a ser decidida entre os homens rápidos do pelotão. Em estreia pela ABTF Betão-Feirense, Santiago Mesa acabou por ser o mais forte na chegada a Ílhavo, superando Rafael Silva e Francisco Campos. O colombiano foi o único estrangeiro no top-10 final.



Esta vitória entrega a Mesa a primeira liderança da Taça de Portugal, sendo que Afonso Eulálio lidera entre os sub-23. A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua foi a melhor equipa do dia, com a Fonte Nove/Felgueira a triunfar entre as equipas de clube.

Results powered by FirstCycling.com

Foto: Pedro Vidinha

By admin