Quando Sarah Gigante arrancou decidida na base do Willunga Hill esta madrugada certamente quem estava a ver pensava que era uma loucura. Uma subida de 8/9 minutos onde nem sempre há grandes diferenças e com forte vento frontal, a jovem australiana da AG Insurance-Soudal Team estava a arriscar tudo para tirar a liderança a Cecilie Uttrup Ludwig.
O que é certo é que a loucura rapidamente se transformou em certeza e admiração alheia. Num espaço de 600 metros, Gigante distanciou todas as ciclistas da sua roda graças a um ritmo alucinante, a última a ceder foi Ludwig, que depois viria a pagar o esforço e a ceder muito tempo. Foi ganhando imenso tempo às rivais e concluiu uma exibição de luxo com 16 segundos para Nienke Vinke e 27 para Neve Bradbury, num pódio extremamente jovem. Gigante tem 23 anos, Vinke 19 e Bradbury 21, deixaram Amanda Spratt no 4º posto, uma das grandes candidatas à classificação geral à partida. Ludwig foi apenas 14ª na etapa e caiu para 9ª à geral.
Nesta competição que teve 3 dias, primeiro assistimos ao triunfo de Ally Wollaston ao sprint diante de Georgia Baker e Sofia Bertizzolo, a neozelandesa começava um Tour Down Under de grande sucesso para a AG Insurance-Soudal. Em Stirling, a dinamarquesa Cecilie Uttrup Ludwig fez valer a sua explosão em pequenos topos para derrotar Soraya Paladin e Sofia Bertizzolo e assim também ganhar uma posição importante na geral graças às bonificações, ou assim se suponha antes de vermos Willunga Hill.
Sarah Gigante é um enorme talento e um caso muito curioso. Campeã nacional nas juniores, foi campeã nacional de estrada nas elites com…19 anos. Nas 2 épocas seguintes venceu título de contra-relógio, não obstante ser bastante leve e ter 1,65m e em 2022 deu o salto para a Movistar. As coisas não correram de feição, o mais curioso é que numa clássica espanhola bem dura em Maio mostrou o que era capaz, atacou a 35 kms da meta e deu mais de 2:30 a corredoras como Ewers, Patino, Mavi Garcia ou Faulkner. Em 2023 mal correu e apesar de ter contrato com a Movistar para 2024, em Dezembro deste ano anunciou a sua mudança para a AG Insurance-Soudal. Ainda acreditava que era capaz de fazer exibições destas e numa equipa espanhola com tantas trepadores de qualidade reivindicava, e com razão, mais oportunidades.