Numa Vuelta a Burgos menos dura que o habitual, a etapa de hoje ganhava ainda mais preponderância. Dia mais importante da competição espanhola, com a única chegada em alto da competição a acontecer em Lagunas de Neila, um local que aparece todos os anos na prova. Pequena fuga, fácil de controlar pelo pelotão onde várias equipas iam trablalhando, com destaque para Bahrain – Victorious, Team Visma | Lease a Bike e INEOS Grenadiers. Jetse Bol, Nicolas Vinokourov, German Dario Gomez e Alex Dias eram os fugitivos, com Bol a fazer valer a experiência, sendo o mais combativo, apanhado a 23 quilómetros do fim. Nesse momento já os ciclistas estavam na penúltima ascensão do dia, o Alto de Rozavientos.



Feita a um ritmo já elevado, o pelotão ficou bastante reduzido até ao seu topo, com nomes importantes como Valentin Paret-Peintre e Antonio Tiberi a sentirem dificuldades em seguir o ritmo. Numa fase mais rápida até Lagunas de Neila, ambos conseguiram reentrar e aproveitaram a fase inicial mais suave da subida para permanecer no grupo. A Red Bull-BORA guardou-se para a parte mais dura, com os ataques a ficarem guardados para os derradeiros 3 quilómetros. Victor Lafay foi o primeiro a mexer, uma mexida que serviu para reduzir mais o grupo. 1400 metros para o fim e surgiu a movimentação decisiva, com Sepp Kuss a atacar.

Numa primeira fase, Jefferson Cepeda conseguiu juntar-se ao norte-americano, mas o ciclista da Visma|Lease a Bike aumentou o ritmo no quilómetro final, deixando para trás o seu rival. Kuss estava isolado e nunca mais foi apanhado, conquistando em Lagunas de Neila a primeira vitória da temporada. No forcing final, Lorenzo Fortunato ainda apanhou e ultrapassou Cepeda na luta pelo 2º lugar, um duo que terminou a 7 segundos. No top-5, terminaram, ainda, Max Poole e Javier Romo.



Sepp Kuss é o novo líder da Vuelta a Burgos, com o norte-americano a partir para o contra-relógio de amanhã com 13 segundos de vantagem para Cepeda e 27 para Poole. Tudo para decidir já que não existe nenhum especialista entre os primeiros lugares.

By admin