Após dois dias planos, as dificuldades apareceram na Volta a Polónia, num dia com praticamente 240 quilómetros. Longa maratona, onde os 40 quilómetros finais tinham diversas dificuldades, incluindo um “muro” a coincidir com a chegada, precisamente o local onde João Almeida venceu o ano passado.

Ao contrário dos outros dias, a fuga de hoje teve nomes diferentes, sendo constituída por Matthias Brandle, Michel Hessmann, Edward Theuns, Piotr Brozyna e Marcin Budzinski. A vantagem para o pelotão chegou a ser de praticamente 8 minutos, no entanto os interesses eram muitos com INEOS Grenadiers, BORA-Hansgrohe, UAE Team Emirates e Lotto Soudal a trabalharem na frente do grupo.



Com a diferença já bastante mais curta, Thomas de Gendt tentou fazer a ponte ainda antes da parte mais sinuosa da etapa mas sem sucesso. Mal surgiu a primeira dificuldade, a fuga dividiu-se, por completo, com Hessmann a mostrar-se o mais forte. O alemão da Jumbo-Visma deu tudo o que tinha nas duas subidas que se seguiram, sendo apanhado no topo da última, à falta de 23 quilómetros para o fim.

O pelotão acordou nesta última subida, Mauri Vansevenant e Davide Formolo foram alguns dos homens a atacar mas o grupo seguiu compacto para a descida e para a subida final em Przemysl. Vegard Stake Laegen fez quase toda a aproximação à subida, saiu da frente a pouco mais de 2 quilómetros do fim.

BikeExchange entrou na frente, Mike Teunissen tentou surpreender com um ataque nas primeiras rampas, no entanto Jhonatan Narvaez, com um ritmo muito forte, apanhou o neerlandês à entrada do quilómetro final. Sebastian Berwick foi o seguinte a atacar, não conseguiu abrir espaço, mas o grupo foi esticando.



Entrando mal colocado, Sergio Higuita foi fazendo uma recuperação impressionante e, a 200 metros do fim, colocou-se na frente e, com uma ponta final superior, venceu a etapa, no dia do seu 25º aniversário. Bilbao foi 2º e Hermans 3º, ambos conseguindo importantes bonificações. 13 ciclistas chegaram com o mesmo tempo, numa geral ainda separada por poucos segundos e, agora, liderada pelo campeão colombiano.

By admin