Nova etapa no País Basco e mais um dia de rompe pernas para o pelotão, com Remi Cavagna e Mattia Cattaneo a formarem a fuga do dia. O duo da Soudal Quick-Step esteve na frente até aos 20 quilómetros finais, Jumbo-Visma e Jayco-AlUla trabalharam no pelotão e anularam estes dois ciclistas antes das dificuldades finais. Num sprint intermédio em Amorebieta, Skjelmose e Vingegaard bonificavam 2 e 1 segundo.



Faltavam dois muros, ambos nos 10 quilómetros finais e o primeiro serviu para fazer a seleção do grupo dos favoritos. Enric Mas foi quem mais forçou o ritmo, deixando o grupo da frente reduzido a cerca de 20 elementos, mas com todos os grandes candidatos à vitória final. Ultrapassada a subida restavam pouco mais de 5 quilómetros e ainda uma dificuldade pela frente.

Com 3 elementos no grupo, a Soudal Quick-Step pegou no grupo, não existiram ataques na derradeira subida do dia e rapidamente a frente de corrida se chegou ao final. A Movistar chegou-se à frente na altura certa, Enric Mas fez o lançamento para Ruben Guerreiro, só que na roda do português estava Sergio Higuita. O pequeno colombiano saiu que nem uma flecha, ninguém o conseguiu seguir e, com relativa facilidade venceu a etapa. Andrea Bagioli foi 2º e Skjelmose foi 3º, somando mais 4 segundos de bonificação. Ruben Guerreiro foi 9º.



Jonas Vingegaard foi 10º e mantém a liderança da Volta ao País Basco, agora com 13 segundos de vantagem para Mikel Landa. Skjelmose foi o ganhador do dia, somou 6 segundos de bonificação e está a apenas 1 do pódio e do 3º lugar de David Gaudu.

By admin