Após os contra-relógios do dia de ontem, hoje era dia para a prova de estrada para a categoria sub-23 masculinos. Início de corrida muito rápido, sem que uma fuga se formasse nos primeiros 45 quilómetros, até que a Kelly/InOutBuild/UDO decidiu mexer com a corrida lançando 3 ciclistas para a frente.
Fábio Costa, José Sousa e Pedro Miguel Lopes foram os três aventureiros do dia, eles que chegaram a ter a breve companhia de quatro ciclistas. Um trio que teve 3 minutos como vantagem máxima para o pelotão onde várias equipas passaram pela frente, incluindo o Feirense e a LA Alumínios-LA Sport.
Mesmo assim, a vantagem teimava em não cair e, a entrada da última volta, ou seja, a 13,7 quilómetros do final da prova, esta era de 2 minutos. A discussão estava na frente e foi mesmo o trio da Kelly/InOutBuild/UDO a discutir o título nacional. Já sem José Sousa na luta, o sprint final, na empinada chegada de Paredes, foi entre Fábio Costa e Pedro Miguel Lopes. Aí, o primeiro revelou-se o mais forte, sagrando-se o novo campeão nacional de estrada sub-23, sucedendo a João Almeida. Pedro Silva foi o primeiro corredor do pelotão, a 1:33.
Manuel Correia arriscou com uma tática arrojada mas no final petiscou, com a Kelly/InOutBuild/UDO a ficar com os 3 lugares do pódio. Desta forma, a formação de Oliveira de Azeméis dominou a categoria sub-23, vencendo os dois títulos, uma vez que ontem foi Guilherme Mota o mais forte na prova de contra-relógio.
Foto: FPC